terça-feira, 28 de outubro de 2008

VERDADES QUE NINGUEM QUER SABER - 4 -

O amor é a unica batalha que se gana por retirada

NAPOLEON BONAPARTE
que nao era o pior dos estrategistas
:))

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PREVISÃO DE MUDANÇA DE ANIMO

Os meus dois ultimos posts poderiam ter dado a impressão que passo todo o dia a fazer luto ou / e a estar triste. Não é o caso. Só tinha a vontade de escrever sobre estos temas e o resto do tempo gozei da vida e enquanto tiver o mar diante da porta não me da jeito passar muito tempo a escrever.

De facto passei 12 dias muito bons com a excepção de alguns episodios negativos, mas nem issos foram completamente negativos e tenho uma lista de episodios lusos mais o menos engraçados para contar. Mas não agora: amanhã chego a Viena a noite e a Terça tenho que trabalhar e depois isso e depois aquilo etc etc........ Mas seguro que vou encontrar tempo para as minhas anecdotas e fotos que descrevem a minha olhada sobre Portugal.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MONOLOGO INTERIOR: LIDAR COM EMOÇÕES

Estas triste ?

- Estou ....

Não, não podes ler para te distraer e não podes desabafar falando com alguem, Não podes disenhar, nem ligar o computador. Tambem não podes ouvir musica ou ligar a televisão. Nada para te distraer da tristeza. Estas triste e ponto.

Um passeio a beira-mar de noite ? Bom, de todas as formas ninguem vai parar-te. Então um passeio MAS o telefone e o MP3 ficam no hotel,

Estas triste ?

-Estou ......

E não tens medo de passar por este tunel a esta hora ?

- Não, e comprei uma lampada de bolsilho precisamente para poder passar o tunel para a praia de noite.

Mhhh. Triste mas bem organizada-

-Serve-me de alguma coisa !!

Ah não ??!!

- Bom, tens razão, facilita a minha vida.

Estas triste ?

-Estou .....

Então deixa-te cair nesta tristeza ! mergulha na tristeza ! não lutes em contra !!!

- Já me tens aqui a chorar, estás contente, a olhar para o mar e chorar e sofrer e ver tudo fechado e sem saida.

Não faz mal, chora se quiseres e fica na tristeza. Não penses em outra coisa, não tentes distraer-te sente a tristeza, respira a tristeza.............. Estas triste ?

-Estou, mas gosto de andar aqui, sozinha de noite a ver o mar, tão agitado hoje

Deixa de te distraer com outras coisas e respira a tristeza

-Mas agora mesmo nem sei se estou triste por um ou por outro, pelos dois, só por mim ......

Isso agora não interessa, concentra a mente no sofrimento e deixa-te de pensar nos quadros da Paula Rego e na maneira que as palmeiras movem-se no vento e se o homem que vai passar detras de ti é um assassino ou não..... já passou, muito bem, volta a tristeza ! Ainda estas triste.

-Sim, mas já respiro mais a fundo e estou mais presente.

Otimo, então concentra-te outra vez. Imagina que o mar é tudo tristeza e que vais mergulhar...

E ASSIM UMA BOA HORA NA PRAIA DE CARCAVELOS. FELIZMENTE ERA EU A UNICA EXCENTRICA E NINGUEM ME INTERRUMPIU NESTE EXERCICIO MUITO DOLOROSO E MUITO EFICIENTE.

E agora como te sentes ?

- Hmmmm, mais alta, mais recta, com os pulmões mais grandes, a mente mais clara e os caminhos outra vez abertos.

Ves, não ha que lutar contra as emoções, ha que abraza-las, sentir-las e então perdem substancia e a mente abre-se e nos permite sair do "tunel" onde tudo é escuro e as perspectivas não chegam mais longe que os muros do tunel.

Só posso recomendar este exercicio. Mais cuidado, não é para pessoas com serios problemas psicologicos

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

KATHARSIS NO BARREIRO


Há tres anos - passaram hoje exactamente 3 anos desde que morreste. É por amabilidade e compreensão do meu director que aqui estou neste dia, dois dias antes de começar as minhas ferias oficiais. Ele é uma das muitas pessoas positivas que me rodeiam. Uma das muitas pessoas que me permitiram reaprender que o mundo não é uma selva onde cada um ocupa-se só de si mesmo e também não é um deserto poblado apenas por duas pessoas - tu e eu - duas pessoas que já nem se amam, nem se compreendem, nem se respeitam, nem sequer se aguentam....... Mas duas pessoas atadas de pes e mãos pela desgraça da tua doença, pela minha incapacidade de dizer " basta", atadas por tantas coisas absurdas: as costumes, os medos, a situação material, atadas por tudo, excepto por amor ...

Em nossa relação não faltou o amor ou mas bem não faltou o que eu então considerava amor. Amei-te, odiei-te, não existem muitas emoções que não despertaste em mim. Vivi intensamente, banhei-me todos os dias em emoções fortes, uma vela encendida dos dois lados ...

Durante muitos anos foste o centro do meu universo, adorava-te. Mas chegou o dia que compreendi que me tinha entregado completamente e que pouca coisa ficava de mim e foi então que comecei o caminho para me re-encontrar. E tu voltaste ao teu inferno privado poblado dos fantasmas do teu passado, das recordações, da culpa que reconheceste mas que não consegueste remediar. Voltaste a este inferno que eu já não queria compartilhar contigo mas que sozinho não aguentavas.

Nunca tiveste a força de arrumar e finalmente abandonar este inferno que tu mesmo criaste. Sofreste como um cão mas preferias sofrer em condições conhecidas a fazer um passo no desconhecido. Um passo para tentar encarar os teus fantasmas que te perseguiam pelo mundo, um passo para te libertar, COBARDE, não o tentaste nunca. "Melhor um mal conhecido que um bem para conhecer" dizias. Quanto detestava estas frases ! A essencia da informação é : "agarra-te ao que tens por mais inadequado que fosse para ti, nunca tentes nada novo, e se por grandissima coincidencia algum dia chegares a ser feliz, não acredites e fuge."

Foi no momento que eu compreendi isso que nos teriamos que ter separado. Mas como tantos casais não o fizemos, por medo de ter que desfazer a nossa relação simbiotica, de ter que nutrir cada um as suas proprias raizes, folhas, flores. A nossa relação foi simbiotica mas em vez de dar energia um ao outro o que fizemos foi envenenar-nos mutuamente. Os dois juntos não ficamos mais fortes, no contrario cada um ficou mais fraco e mais fragil.

Foiste para mim como Dracula: romantico, misterioso, interessante, mas todos os dias bebias a minha sangue, a minha energia, a minha vida. E eu mesma afastei todas as pessoas que me queriam trazer alho ou cruzes ou outros remeios contra vampiros.

Mas perdoo-te tudo, Carlos, porque hoje sei que não foi por maldade que agiste como agiste, que viveste como viveste, foi por carencia de tantas coisas que não encontraste em ti e que - para poder sobreviver emocionalmente- roubaste dos outros, principalmente de mim.... "Roubaste" não é a palavra certa, ofereci, não me importava compartilhar riquezas de todos tipos, mas abusaste, e de tanto anseiar não receber o suficiente perdeste tudo porque eu, para não me perder a mim, tinha que construir fortalezas interiores para me proteger. Nestas fortalezas não havia janelas para Dracula poder entrar e beber.

Bateste na porta, com agressão, com desespero, as vezes até parecia carinho, mas não abri porque não tinha nada mais para te oferecer. Ficaste reduzido aos teus proprios sentimentos, a tua propria força, a tua propria vitalidade e a tua propria coragem..... e deixaste de lutar, deixaste de querer viver...... e morreste...

Na tua sepultura puseram flores de plástico. Simbolizam bem o que te ensinaram de menino: uma flor não tem que ser uma flor o que importa é a aparencia. Flores de plástico, sentimentos de plastico, as vidas convencionais, cascas vazias, máscaras sem caras detras......

Carlos, sou livre de ti, destrui as fortalezas, já não preciso esconder-me da vida. Na selva onde para ti só havia criaturas selvagens que te queriam comer eu encontrei a beleza e a autenticidade da vida e no deserto encontrei uma fonte e plantei um jardim que oferece espaço, oxigenio, sombra, calma, inspiração..... E sobre tudo convidei a muitas pessoas a compartilhar a vida neste jardim.

Fiquei capaz de amar e de confiar e por isso perdoo a ti e a mim termos sido tão insuficientes e imaturos , juntos, como casal e cada um por si. E porque hoje vejo muito claro o caminho a seguir, ficas no meu coração onde há tanto mais espaço que para só uma pessoa.

E se houver outra vida para ti, desejo-te que de menino recebas mais carinho autentico e menos aplausos e que tenhas a oportunidade de crescer e chegar a ser um homem e não ficar uma eterna criança, perdida no mundo e incapaz de assumir responsabilidades.

Vila Chã, 17.10.2008 - 12h-16h

domingo, 12 de outubro de 2008

IMPRESSÕES ESCOLARES DIARIAS

O meu primeiro seminario budista chamou-se "a magia do dia a dia". Titulo que me inspirou muito porque um dos "donos" que recebi da vida é o talento de ver beleza, magia ou algum aspeito interessante em tudo o que passa pela minha vida.

Para voces poderem tambem experimentar, eis umas fotos do dia a dia banal duma professora :)))))

Mas como poucos dos nossos actos tem só uma motivação, pois esse post também nasce do facto que não tenho tempo para mais :))

5 horas de vigilancia nos corredores. Extremamente aborrecido mas bem remunerado ........


Aulas para principiantes ....... agradavel ...... podem-se fazer até meio dormida


qué seriamos sem fotocopias ....... agricultura sem chuva :))

reuniões de professores ....... bom, reuniões são reuniões, mas geralmente tambem rimos muito. Tudo depende.......

Olhando para as caras aqui nota-se uma certa .... falta de motivação :))

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

NÃO SEI QUE TITULO PÔR .....

QUE TODOS OS SERES QUE SENTEM POSSAM EXPERIMENTAR FELICIDADE E A RAIZ DA FELICIDADE

QUE TODOS ESTEJAM LIVRES DE SOFRIMENTO E DA RAIZ DO SOFRIMENTO

QUE NÃO ESTEJAM SEPARADOS DA GRANDE FELICIDADE SEM SOFRIMENTO NENHUM

QUE TODOS PERMANEÇAM NA GRANDE SERENIDADE; LIVRES DE PAIXÕES, RAIVA E PRECONCEITOS

Chaman-se
OS CUATRO ILIMITADOS
Gostam ?
Eu não sei .... Por um lado acho muito desejavel a serenidade .... Mas, não sei se quero verdadeiramente estar livre de paixões, porque ..... há paixões e paixões, as agradaveis e as desagradaveis ......

Naturalmente qualquer budista diria que as dúvidas nascem do medo do desconhecido, do medo de soltar os comportamentos acostumados, do medo de soltar o que consideramos segurança (e que não é) do medo de ficar verdadeiramente livre e que todas as paixões, positivas ou negativas, limitan a mente e a liberdade, que paixão e amor são coisas muito diferentes etc. etc....

O tempo dirá ......... e pensar isso, para uma pessoa tão cheia de paixões de tudo tipo como eu já é muita serenidade :))

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A vida em Portugal antes e depois da revolução dos cravos

Eis o titulo do meu curso de português deste semestre. Soa interessante ! E também voltou o mesmo grupo do semestre passado, todas pessoas simpáticas e interessantes de profissões e intereses mais diversos ..... Passo muito bem as duas horas por semana.

Começamos com o tema da "emigração" nos anos 60 e parece que vamos em serio: já tenho um trabalho para casa: comentar o cartoon que lá podem admirar. Quem tiver sugestões......

sábado, 4 de outubro de 2008

Comida biologica

Naturalmente não se pode nem se deve comparar a situação referente aos preços dos alimentos nos paises pobres e nos paises ricos.

Mas para quem vive em Europa, em riqueza relativa, a comida de qualidade também está a se transformar num luxo. Quem tenta evitar dentro do possivel, insecticidas, pesticidas, hormones, antibioticos, plantas geneticamente transformadas etc..... tem que aumentar consideravelmente o orçamento para a comida.

Admirem umas vistas do meu supermercado biologico preferido:


PATATAS DOCES


BOM, ENFIM PODEM-SE COMER MAÇÃS. MAS TODOS OS DIAS :((


FIGADO DE GALINHA. JA SEI QUE NAO SE DEVE COMER FIGADO MAS ADORO .....


VACA .....

Agora quem não se preocupa por consumir porcarias de tudo tipo ..... vive barato

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Resultado desastroso das elecçoes legislativas na Austria

Os dois partidos da direita ("neonazis" na imprensa sensacionalista internacional, o que é um pouco exagerado) obtiveram respectivamente 18 e 11% dos votos.

Não pretendo fazer longos comentarios políticos. O facto é que o governo anterior, coligação de socialdemócratas (=ezquerda) e conservadores em 18 meses não foi capaz de governar. Os dois lados só estavam ocupados a frear-se mutuamente com o resultado que o pais ficou profundamente frustrado por uma situação de estancamento absoluto em que nada foi possivel. Predominou a impressão que o governo ocupava os seus dias a discutir e insultar-se e sem fazer absolutamente nada mais

Quem aproveitou esta situação foi naturalmente a direita. Admirem os dois individuos lideres destos partidos. E só olhar e já sabe-se tudo !!

Foi um voto muito, muito dificil. Absolutamente ninguem, do lado politico que fosse, tinha ficado satisfeito com o governo anterior. Foi de facto uma comedia de mal gosto.

Então votar em quem ???? Nos socialdemócratas ou nos conservadores para agradecer a situação que criaram ??!! Na direita para protestar ??!! Nos verdes que nunca tem suficientes votos para chegar ao governo ??!! Nalgum partido exótico que não conseguirá nem um diputado ??!! Abster-se do voto ??!! votar em branco ??!!

Eu, que sempre voto e nunca votei em branco, pois decidi-me no último momento já com o boletim de voto na mão; e seguramente nao fui a única.

Bom, o resultado francamente é uma vergonha para o pais, mas enfim há o que há.

Pessoalmente penso que a grande maioria das pessoas que votam neste tipo de partido tem mais medo do mundo e da vida do que o mundo pode ter deles !!! São principalmente o que em alemão chamamos "perdedores da globalização " ou seja pessoas com má ou nenhuma formação profissional, pessoas que por multiples motivos ficaram ao borde do caminho....... e é dificil ser pobre numa sociedade rica, até se a pobreza é muito relativa .....

Então mensagens absurdos como querer sair da União Europeia ou não deixar entrar mais extrangeiros etc encontram seguidores ......Nestas terras o medo do futuro, a falta de inteligencia e de formação, a mais minima insegurança económica sempre fazem virar as pessoas pela direita como se essa tivesse qualquer coisa para lhes oferecer, excepto demagogia !!!

E finalmente para alegrar um pouco a coisa podem admirar o resultado de ter um olho na televisão para seguir os pronosticos dos resultados das elecções, outro no computador para escrever alguma coisa e só o terceiro no forno.

Bom apetite :((
Felizmente que há restaurantes abertos num día de elecções !