domingo, 30 de novembro de 2008

QUANTO TEMPO .......

...... demorariam as plantas para tomar possesao do "nosso mundo" ?




Objetos sem utilizar.......




Quando ninguem pisar ........



Quando ninguem meixer ......



Em tantas catástrofes ambientais comprobou-se que a vida é mais forte e mais criativa do que a ciencia imaginava.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

MAXIMO BENEFICIO

Há actualmente na Austria um grande problema com os Correios. O governo anterior teve a ideia genial de privatizar uma parte dos serviços dos Correio, criou-se uma sociedade anónima que obviamente quer servir os intereses dos accionistas e isso é naturalmente incompativel com o desejo = direito dos ciudadãos de ter serviços de Correios até na ultima aldeia dos Alpes.

Grande polémica e muita caricatura. Gostei desta:

Os Correios querem eliminar 1500 carteiros

Mas não vão despedir ninguem. Conta-se com uma solução "natural" do problema


O trabalho sera feito pelos empregados que ficam

E quem quiser mandar uma carta, melhor por-se em caminho e levar pessoalmente.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

COMO A PIDE OS MEMS E O BLOG ACABARAM COM A MINHA ORGANIZAÇÃO

Estão curiosos ?? muito bem !! Vou contar 24 h caóticas na vida duma pessoa normalmente nada caótica.

Actualmente tenho que substituir uma colega que participa num intercâmbio de professores e está um mes na Estonia. Até aqui tudo bem porque ninguém me obrigou, fui eu a querer seis das suas aulas porque o dinheiro vinha muito bem.

Mas o que não estava previsto era o novo horario causado por essa situação !! Para mim é simplesmente horrivel porque começo a trabalhar tres vezes por semana as 7h40, ou seja o despertador toca as 6h25. Que não me digam que o ser humana pode acostumar-se a tudo ! O meu ritmo biologico não se adaptará nunca aos horarios deste pais...... Resultado: o meu défice de sonho é tão grande que ando como um zombie e penso a velocidade dum caracol, a transmissão de informação nas sinapses do meu cérebro é tão lenta que quase da para observar :)) E acreditem que é só minimamente exagerado !

Então Segunda-feira, o meu dia teoricamente livre que costumo utilizar para preparar as aulas para toda a semana e corregir o que há que corregir, ou seja muito. Trabalhei com pouco entusiasmo e chegou a hora de ir para a aula de português que tem lugar do outro lado do cidade. Faltaram ainda muitas coisas para fazer. Vou ? Não vou ? Digo-me, bom, se eu voltar mais o menos as 22h ficam duas horas, e a Terça vou num seminario e não dou aulas de noite, tambem fica tempo para fazer o resto ..... vou !!

Foi boa decisão porque neste dia na aula apareceu um professor de português da Universidade que sempre faz excelentes palestras. Naturalmente é originario do Barreiro, como não :)) e falou da censura no Portugal dos anos 60, apresentou quadros, música e muita informação, teria sido uma pena não ir. E claro, aconteceu o que tinha que acontecer, alguem propos ir a conversar um pouco num café. Alí é o bairro universitario, há muitos cafés, o tema da noite era a PIDE e enfim ..... cheguei a casa depois da meia noite, sabendo que não tinha outra solução que trabalhar pelo menos uma hora mais ....Fui a dormir as duas com o despertador posto para as 7h30....

Terça, 7h30. Sonho profundo, fase REM, sonhei com já não me lembro o que, mas foi muito agradavel. Toca o despertador ..... Que não quero, não quero, não quero levantar-me, demorei tempo para me convencer de abrir os olhos. Já não tenho idade para dormir só cinco horas !! Mas não havía alternativa honesta e levantei-me .... ao subir a persiana vi no telhado de enfrente que havía gelo, então abri a janela porque ar de 0 graus em pele nua desperta de maneira muito eficiente :)) Pensei nos meus cactuses ainda todos no terraço, mas não tinha tempo de fazer nada e de todas as formas ou tinham sobrevivido a noite ou não.

8h 30, o seminario, longe da minha casa, começa as 9h. Obviamente, preciso dum taxi, e rapidamente. Ligo ao serviço de taxi, vem um carro dentro de 5 minutos. Bom, um pequeno problema, não tenho dinheiro porque ontem naturalmente esqueci-me de levantar. No taxi não se pode pagar com nenhum cartão. Como estava meio dormida, decidi confiar na humanidade em geral e mais especialmente nos meus colegas que la estariam para me prestar dinheiro para o taxi.

Subo no taxi, digo "vamos a tal sitio" O taxista "Ahhhhh, ........ pois , hmmmmm, fica no districto 3, não é ? " Então ainda por cima um taxista destes !!!! "Não, é no districto 10, não conhece ???" ! Silencio, o taxista faz aparecer um mapa. Eu digo "Não ligue o contador antes de sair de aqui e estou com pressa !! " "Não, não, agora vamos" O taxista estuda o mapa, volta-o de 90 graus, volta a voltar. Eu penso "meu Deus, este em orientação é pior do que eu."

Finalmente arrancamos, eu digo-me que não é o momento para lhe anunciar que não tenho dinheiro. Digo "você encontrou a rua, é que eu não gostaria de visitar toda a cidade ! " "Não, não, deve ser por aqui, mas não sei se é na direita ou na esquerda" E neste momento vi uma colega minha a fumar diante do edificio da esquina. Eu disse "Não procure mais, é exactamente aqui !! e é só um momento" e sai do carro e emprestei dinheiro a minha colega e despedi-me do taxista que me dedicou uma destas olhadas que podiam ser mortais.......

Disse a minha colega "tu tens nervos de ferro !!!! " Digo "não, mas estou tão cansada que só funciono no modo de sobrevivencia e faço coisas que normalmente não faria. E alias sempre se pode contar com que alguem espera na rua porque precisa de fumar." E ela disse "ah bom, a criticar uma fumadora que acaba de te salvar da policia "

Considerei que o dia não era nada mau porque todo se resolvou pelo melhor. O seminario era interessantissimo. Até tive a oportunidade de gabar-me porque sabia o que é um MEM. Esqueci-me de mencionar que era pura coincidencia que o sabia porque no aniversario dum amigo no sábado passado falou-se dos MEMS ou MEMES e que eu antes nem sabia que existia um tal Robert Dawkins que inventou o termo :))

E agora deu-me para escrever isso --> mais 40 minutos "perdidos" e fica uma montanha de trabalho para amanha, o despertador já posto as 6h25 e agora ainda não começo, agora vou ver o telejornal para saber se o meu banco está bem e não tenho que voltar a começar a zero para poupar dinheiro pela casa perto do Atlantico :)) e depois a trabalhar até ....... terminar.

A qualidade de vida sempre é resultado de boa organização, não é :))) Boa noite a quem tiver a oportunidade de se permitir o luxo de dormir o minimamente suficiente e um grande abraço a minha colega Christine na Estonia :)))

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A IGNORANCIA

Comprobo todos os dias a minha teoria que o problema da ignorancia não é carecer de conhecimentos, o problema da ignorancia é nem fazer a minima ideia do que significa não ser ignorante.

Tanto na minha terra como no estrangeiro ando muito em tudo tipo de transportes públicos e isso da-me a oportunidade de ver e ouvir muitas coisas interessantissimas .

E no comboio da linha de Cascais ouvi uma conversa que tão bem ilustra a minha teoria sobre a ignorancia que não resisto a publica-la .....

Conversavam dois jovens. O "A" se tinha presentado para um emprego que não recibiu e ele comentou ao seu amigo que era porque "eles" tinham dito que precisava de conhecimentos de ingles e nao tinha.
Então o "B" disse - mas tu não compreendes a letra da música ?
A: - compreendo !!
B: - e não sabes "all right" e "come on"
A: - seeeei !!! e tambem sei "let´s go"
B: - então !!!!! Claro, é o pais que temos !!!!!
A:- pois !!! .................. etc

domingo, 9 de novembro de 2008

PORQUE ESTAS TÃO LONGE ?

Há apenas duas semanas que estavas a cinco minutos de mim, que podia admirar-te tudo o día, que me mandavas a tua energia, o teu sal e o teu iodo. E agora estamos separados por 3000 quilómetros. Que tristeza ! Porque tinha que nascer tão longe do meu mar preferido !! Ou não podía apaixionar-me pelo Mar Adriatico que é perto. Mas, não, tinha que ser o Atlantico.

o Atlántico verde

o Atlantico azul

o Atlantico carinhoso


contemplativo

e violento

de dia


e de noite

E se vivesse em Lisboa teria um barquinho destes e passaria muitissimo tempo a navegar......
Ou já me teria fartado e sonharia com o deserto ou a montanha.
Quem sabe.
Não há nada mais efémero que o amor.
Sobre tudo em casos de convivencia diaria.

MAS DE MOMENTO, E FAZ JA MUITISSIMOS ANOS, AMO-TE
Embora sempre limpes os meus passos do teu caminho.


Como tantas coisas serve-me de lição que nada dura e nada permanece.
MAS ENQUANTO DURE É PRECISO GOZAR

Até a próxima, o meu amor, talvez muito pronto em Bilbao. Gostaria de visitar o museo Guggenheim. Mas sabes, é um pretexto, es TU que quero ver e sentir e respirar e tocar.
PS: Queria escrever sobre algo completamente distinto, mas saiu isso. Bom, é muito saudavel as vezes deixar dirigir as partes menos conscientes da mente.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ENCONTROS NÃO VIRTUAIS

Encontrei-me em Lisboa com o Transdisciplinar



e com a Almariada, a mão mais perta do pastel de bacalhão :))

Nunca na minha vida teria pensado que algum dia me encontraria com pessoas que só conhecia por internet. Mas, em realidade, não é "só" porque pode-se chegar a saber bastante sobre alguem que não se conhece pessoalmente. De facto é um pouco como uma comunicação directa de mente a mente ou até de corazão a corazão. A primeira impressão da pessoa nao é fisica mas, não sei, mental, intelectual ..... e talvez seja mais dificil começar uma relação com troque de opiniões, impressões, emoções (bastante privadas) porque na vida real uma relação humana normalmente começa com small-talk e vai aprofundizando e nestos casos é o caminho contrario. Pelo tanto é um pouco desconcertante.

Mas foi uma experiencia interessantissima, de muitas facetas ...... que, sim, gostaria de repetir com as mesmas pessoas e com outras.

sábado, 1 de novembro de 2008

O MEU BLUES PORTUGUES

Como nao tenho tempo,
limito-me - de momento - a algumas fotos que
falam, choram ou gritam sozinhas.


entre Carcavelos e Parede


Barreiro


bom, isso conhecem ....


Praca de Comercio






Lixo e anuncios


sem comentario ........