sábado, 28 de março de 2009

GEORG !!! "VASCO DA GAMA USAVA CHAPEU DE CHUVA ?? "



Como finalmente depois de não sei quantos anos voltaram a reaparecer os degraus do Cais das Colunas cada vez que passo por ali imagino que estou a baixar os mesmos degraus que o Magalhães e o Vasco da Gama e provavelmente o Cristobal Colon e muitos outros. Que se me perdoe mas os numerosos exploradores portugueses na minha memoria só constam como "os exploradores dos séculos 15 e 16 sem mais detalhes"

Quando la estive a ultima vez o tempo estava catastrofico. O lado positivo são essas fotos que parecem branco e preto, mas não são.






Então como eu teria estado molhada até os ossos se nao estivesse vestida completamente em goretex perguntei-me como se fazia na época para se proteger da chuva. Não se imagina muito bem Vasco da Gama com chapeu de chuva :))

Naturalmente isso é uma pergunta que só o meu colega Georg pode responder....

O Georg sabe literalmente tudo. E muito melhor do que qualquer enciclopedia, incluida a Wikipedia e o google juntos. Quem queria saber como se diz por exemplo "modo de empleo incomprensivel" em japones ou como eliminar uma mancha producida por substancias quimicas desconhecidas do comun dos mortais, quem queria informar-se sobre os melhores restaurantes na capital duma ilha que ninguem conhece ou saber o programa detalhado do partido nacionalista de Swaziland ........... o Georg o sabe tudo.

Assim que saber como os exploradores dos séculos 15 e 16 se protegiam da chuva era uma informação tao banal para ele que não só me informou que se utilizava couro impregnado com óleo , mas que só as expediçõoes muito bem equipadas disponiam de tal luxo, mas tambem fez uma palestra sobre em que tipo de embalagens se transportavam as diferentes mercaderias na epoca ...... confesso que só me lembro das caixas de nao sei que metal para o chá.

E para quem ficasse deprimido porque comparado com o Georg é um ignorante completo ...... imaginam que eu e todos os meus colegas estamos a sufrir do "complexo Georg" há muitos anos :)) Mas aguanta-se bem porque o Georg é uma pessoa muito simpatica que tambem arranja tudo desde brincos até sistemas de computadores e ainda por cima é um grande cocinheiro e convida generosamente a saborear os seus menus.

NÃO, NÃO HÁ FOTO DO GEORG


quinta-feira, 26 de março de 2009

REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHO VOLUNTARIO 5

Reunião de coordenadores de escolas no ministerio

Terça, 24.3 2009 : 9h30 - 15h = 5 horas 30 minutos

5 horas 30 minutos + 10 horas

= 15 horas 30 minutos desde 9.3.2009
Penso que tenho de comentar um pouco essa "conta".

Por um lado não é uma situação extraordinaria, o ritmo de trabalho é sempre assim e por outro lado não me estou a queixar. Adoro a minha profissão, acho que é a melhor do mundo !! Tambem ganho bem e tenho suficiente tempo livre para hobbies, vida social, descansar, até para escrever um blog e ler outros :))

Só conto as horas para ter e dar uma ideia de quanto tempo passamos a fazer outras coisas do que "só" dar aulas.

Actualmente a situação aqui é muito "quente" !! A ministra não cede, os sindicatos tambem não. Já foi tomada a decisão oficial de fazer greve se a ministra insistir nas duas horas de aulas mais. Isso é muito num pais como a Austria onde a tradição é de negociar e não de fazer greves !!

A ultima proposta da ministra - uma de muitas propostas absurdas - foi oferecer um computador a cada professor. Naturalmente provocou uma ola de indignação porque não haverá nem um só professor, pelo menos de secundario que não tivesse um computador em casa, claro pago do proprio bolsilo porque há muitos anos que se tornou um instrumento de trabalho indispensavel.

A proxima proposta da ministra é ainda mais absurda porque costaria uma fortuna e o propósito das "reformas" (he,he) é poupar dinheiro . Ela propoe reformar as escolas e criar mais espaço de trabalho para cada professor.
Boa !! Na minha escola por exemplo - e não é uma excepção - há colegas que nem tem uma cadeira para se sentar , nem um centimetro quadrado para depositar qualquer coisa. E só debido ao excelente clima social que temos e no que trabalhamos muito que não há "lutas territoriais". Em dias de reuniões gerais há colegas que ficam de pé porque na sala de professores não há sitio nem para por mais uma cadeira!! Nos aturamos a situação com bom humor porque não faz sentido amargurar-se a vida, mas estamos conscientes que se se aplicassem as normas dos direitos de trabalho que exigem não sei quanto espaço para cada pessoa haveria de fechar practicamente todas as escolas !!


Foi uma festa de riso quando ontem apareceu a assistenta da administradora com um metro desplegavel para - segundo a ordem do ministerio - medir a sala de professores. Infelizmente tive que ir para a aula e não ouvi o resultado final dos calculos de quantos metros cubicos de ar tinha cada um de nos, mas penso que vai-se divulgar a informaçã :))
Ah.... e tambem alguem calculou quanto espaço ficava se pusessemos os computadores prometidos pelo ministerio na nossa sala de professores. Parece que não dava para nos entrar todos nem a ficar de pé.



E assim vamos....... mas eu sigo a gostar, e a gostar muito, da profissão, dos estudantes, dos colegas, do director, do ambiente ....... e bom, a sala de professores é um escandalo, mas tambem não merece a pena perder nervos em isso.......
Parece que um ano de meditação e de alguns estudos de filosofia budista já dão resultados em materia de serenidade .))

Mas claro se houver greve VOU

sexta-feira, 20 de março de 2009

REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHO VOLUNTARIO 4


Exames orais

Sexta, 20.3 2009 : 13h - 19h15 =6 horas 15 minutos

6 horas 15 minutos + 225 minutos

= 10 horas
desde 9.3.2009
" CADA MOMENTO E UMA OPORTUNIDADE PARA COMEÇAR DE NOVO"

Pema Chödrön "os lugares que nos assustam"


REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHO VOLUNTARIO 3

Reunião de crise
(não, não, não a crise mundial)


A crise consiste em que os nossos estudantes que podem escolher entre espanhol, frances e russo como segunda lingua estrangeira querem tudos estudar espanhol e o emprego dos colegas que só ensinam francés está em perigo.

Quinta, 19.3 2009 - 15h - 16h30 =90 minutos

135 + 90 = 225 minutos desde 9.3.2009

segunda-feira, 16 de março de 2009

EU TARZAN .......

Lecciono uma parte das minhas aulas em nossa escola de noite que é de facto um projecto social, Uma segunda, terça, quarta .... oportunidade para jovens ou menos jovens que não terminaram a escola secundaria.

O sistema funciona da forma seguinte: no primeiro de oito semestres começa-se com tres turmas de mais de 3o as vezes até 50 alunos que depois de dois ou tres semanas se reduzem a turmas de mais ou menos 25 alunos. Depois de oito semestres ficam das tres turmas como grande maximo 10 pessoas.

A verdade é essa: para poder oferecer uma nova oportunidade as duas ou tres pessoas por turma que verdadeiramente tem tanto as capacidades como a ambição como a tenacidade de fazer 4 anos de escola nocturna (todos os dias de 17h30 até 21h30) é preciso aceitar exercitos de pessoas que não tem nem capacidades nem ambições de estudar. Andam a procura dos subsidios familiares, dos passes de transporte publico gratuitos para os estudantes etc.....

As vezes as primeiras semanas nestas turmas de ainda 40, 50 exemplares de jovens digamos não muito bem adaptados sao um pouco duras para nos :))

O 10 de Fevereiro, principio do novo semestre, entrei numa turma nova destas de teoricamente 55 alunos. Havia menos, não sei quantos porque nas duas primeiras semanas não merece a pena contar como mais da mitade desaparece muito pronto. Então entrei e vi uma massa de meninos vestidos ao estilo Rambo urbano...... Lembrei-me do e-mail do director que dizia que havia que pôr na rua todos os individuos não inscritos e que quem tiver problemas que se asegurasse da ajuda de algum colega e que no pior dos casos o numero da policia era xxxxxx.

Situação agradavel e reconfortante :)) Mas como estava com muita energia neste dia disse-me que o que se precisava nesta situação não era nem a policia, nem algum colega nem ainda menos algum principio de pedagogia moderna, precissava-se só duma coisa: pôr em practica a lei da selva e deixar clarissimo nos primeiros dez minutos quem era a chefa....Lembrei-me com alguma gratidão dum seminario sobre como sobreviver em diferentes sistemas sociais familiares aos estudantes ........ Neste caso sistema paternalista autoritario: desde o primeiro momento establecer uma hierarquia clara, hmmmm, como era já ....... dominar o espaço da sala, adaptar o nivel da linguagem ao "inimigo", deixar claras as normas sem nunca dizer "senão isso e aquilo.." porque não há "senão" as reglas da chefa executam-se e ponto.

E se não funcionar ???? e os "meninos" de 1m90 e com quem sabe qué instrumentos agressivos nos bolsos não concordam com que a cheja sou eu ???? ficar "cool" .........

E - a minha grande sorpresa - funcionou . Cheguei a sala de professores tudo contente e disse aos meus colegas ligeramente deprimidos pela situacao "Eu Tarzan..... e voces ? "

Passaram 5 semanas e entretanto ficaram 10 pessoas nesta turma, simpaticos, trabalhadores.....

Vivam os ensinamentos da dinamica do grupo ! Nem tudos os seminarios são uma perdida de tempo :))

quinta-feira, 12 de março de 2009

SER UM CACTO SOB A CHUVA ........

Passeando na praia de Carcavelos sob uma chuva e um vento interminaveis, equipada com zapatos e casaco de goretex e um chapeu de chuva na sua ultima fase de vida emprestado pelo hotel, vi um cactus gigante e pensei que ser um cactus na chuva deve ser uma posição verdadeiramente desagradavel



Superado só pelo prazer duvidoso de ser um emu na neve : ))



Mas olhando de perto vi que a chuva faz crescer o cactus.



Oportunidade para reflectir sobre situações que parecem ser horriveis e pouco adequadas a nossa maneira de ser mas que em realidade nos fazem crescer ........

Infelizmente não consegui descobrir nenhum efeito similar no caso dos emus na neve .))

REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHOS VOLUNTARIOS 2

Reunião sindical

7h30 !! só nesta terra das galinhas :(( até 9h30 = 120 minutos

e os estudantes contentissimos a dormirem 2 horas mais do que normalmente

15 + 120 = 135 minutos desde 9.03 2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHO "VOLUNTARIO" - 1 -

Vou seguir o exemplo da colega "Cenoura do lado" e contar as horas que melhor não contar a començar pela semana do 9 de Março:

Segunda, 9.3.2009:
reunião preparativa para os exames do 20.3.
8h - 8h15 = 15 minutos
( para quem não tiver aulas , como eu, foi levantar-se as 6h30 para ir a escola para 15 minutos.

quinta-feira, 5 de março de 2009

GREVE !!!!! GREVE ????? GREVE, AH NÃO !!!!!!!

A partir de Setembro, disse a senhora ministra da Educação numa entrevista na radio, todos os professores seja de primario, seja de secundario tem de dar 2 aulas mais por semana. Sem subir o ordenado, claro ......... E ninguem sabia nada deste projecto .......

O QUE ???? Isso corresponderia de facto a uma redução do ordenado do 10% e destroiria 10.000 empregos ......

CONTRIBUCAO DE SOLIDARIDADE EM TEMPOS DE CRISE disse a ministra. Aha, e qual a contribucao de outros grupos profissionais ?

NUNCA !!!!!!!! disse o sindicato. QUE SIM !!!!!! disse a ministra. ENTÃO GREVE !!!!!!!! disse o sindicato. VERGONHA !!!!!!!!! disse a rua, os professores, os privilegiados da nação com os seus 4 meses de ferias ainda por cima querem fazer greve !!!

LUCRO :)))) pensam os responsaveis dos meios de comunicação, campanha contra professores sempre se vende bem........

VAI SER UMA PRIMAVERA QUENTE NAS ESCOLAS AUSTRIACAS

segunda-feira, 2 de março de 2009

PARCIVAL E O ZE-CARLOS DO BLOG TRANSDISCIPLINAR OU REFLEÇÕES ( CONFUSAS) SOBRE A COMPAIXÃO

Parcival na sua procura do Santo Gral (nem faço ideia como é Gral em português) teve o privilegio de encontrar o sitio onde se guardava esta joia desejada por todos. La estava o rei mitológico, guarda do gral, simbolo de toda a sabedoria, a espiritualidade, a felicidade que se podem encontrar nesta vida. E esse guarda do gral, muito doente, não esperava de Parcival nada mais que uma pergunta compassiva sobre a sua doença. Mas Parcival ficou sem fazer a pergunta ........

E porquê não perguntou ?


Para mim é um dos aspectos mais interessantes da lenda ...... Não perguntou porque foi educado pela sua mãe "longe do mundo e das suas maldades" segundo o principio que cada um tem de se preocupar unicamente dos proprios assuntos e semp
re é melhor calar do que falar (já sabem: "em boca calada não entra mosca" o dito predileito dos oportunistas e dos cobardes).

O que Parcival teria que ter feito era reagir adecuadamente na situação, a seguir o seu coração e não os principios inflexiveis da educação dele. Teria que ter sabido que viver compaixão e compartilhar a vida com outros é ao mesmo tempo o mais importante principio etico como a mais grande fonte de felicidade. Nao obstante ele não fez a pergunta , limitou-se a observar e assim perdiu o gral q
ue estava no seu alcance........ Mas como é uma lenda teve outra oportunidade.....

E o que tem a ver Parcival e o Gral com o Zé-Carlos ??

E muito simples, ele estava visivelmente muito doente e quem não fez a pergunta comp
assiva fui eu. E porquê ?? Pois, pelo mesmo motivo que o Parcival: é maleducado fazer perguntas sobre temas privados a pessoas que nao conhecemos bem.

E fico pensativa. Agora é tarde demais porque o Zé-Carlos morreu há dois dias e já não há segunda oportunidade. Teria de ter feita a pergunta ou era indiscreta ? A logica disse que era indiscreta o coração disse que não perguntar foi uma falta de compaixão. A unica verdade possivel será que cada situação que aparece obriga-nos a decidir qual o comportamento adequado e penso que o meu foi adequado mais sinto q
ue não foi.

Eis - como previsto - um post muito incoherente. Nem o problema ficou muito claro, nem há resposta salvo a constatação que na vida sempre há mais perguntas do que respostas. E finalmente é bom porque assim ficamos em movimento. E se não fosse bom não mudaria nada no facto que é assim. Ah, que horror de argumentação. Paro senão termino num laberinto sem saida :))


o laberinto da catedral de Chartres