quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ISLANDIA 1 - ONDE A TERRA E JOVEM




Na Islandia chocam duas placas tectonicas: a americana e a euro-asiatica. E uma das explicações pela constante actividade volcanica. Pelo movimento das placas tectonicas a ilha torna-se constantemente maior (falamos de centimetros por ano, claro) e vive-se de facto acima de mais o menos 140 vulcoes. A ultima grande erupção vulcanica data de 1996 ou 97. Islandia é o paraiso dos geólogos que lá podem ver e estudar a evolução do planeta




Pode se de facto andar ou nadar com uma perna na America e a outra em "Eurasia"


Esta agua "intercontinental" tem mais de 200 metros de profundidade e nunca vi uma agua tao clara e cristalina.


Há superficies enormes de lava, segundo a idade que tem, cubertas ou não cubertas de musgos diferentes que são como almofadas,





há geysires, grandes e pequeninos :))


terra liquida,




gases sulfurosos que saem da terra e tem um cheiro horrivel, mas produzem uma paisagem extraterrestre.



A SEGUIR

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FERIAS SEGUNDA PARTE

A partir de amanha ando por caminhos de Islandia.

Até pronto :))

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PEÇO DESCULPAS ............

........ pelos comentarios desaparecidos. A culpa é do Google. Qué bom definitivamente não ser responsavel por algum disparate :))

Primeiro não havia nenhum comentario durante varios dias, depois apareceram todos juntos e finalmente voltaram a desaparecer alguns. Será que entre todos os “0“ e “1“ terá aparecido um “2“ e o coitado do meu computador ficou tão espantado por ver uma “coisa impossivel“ que cometiu alguns erros pequenos que se potenciaram e o resultado final foi a desaparição ou o desvio de alguns datos ..........

Deve-se compreender e perdoar porque os nossos cérebros tambem funcionam desta maneira: ao aparecer algo que acreditamos que não pode existir, seja um objecto, uma pessoa, um sentimento reagimos com falhas de todo o tipo e com decições erradas e stress total. E depois o stress acaba com qualquer criatividade e originalidade que se precisaria para estar na altura da situação e assim o circulo vicioso começa .........

Bom, está bem, o Google é perdoado, mas POR FAVOR, que evite a confundir os computadores, que os deixe com a convicção que são as criaturas mais fantasticas que nunca apareceram e que sabem perfeitamente o que existe e não existe no universo e que compreenderam como tudo funciona. E obvio que num universo feito de "0" e "1" nao pode haver "2" :)) E assim, claro, nunca se chega a nada novo, mas tambem não se perdem datos .....

Imaginando por exemplo um computador budista que chegou a conclusão que é preciso observar e compreender como funciona o seu proprio pensamento :))



sábado, 1 de agosto de 2009

HHmmmm !

Stress crónico promove a dependência da rotina

Estudo de investigadores portugueses é hoje publicado na revista «Science»

2009-07-30 Por Luísa Marinho

Um grupo de investigadores portugueses publica hoje um estudo na revista «Science» sobre como o stress crónico pode afectar a tomada de decisões no quotidiano.

Sob stress o indivíduo tem uma maior tendência “para se orientar por hábitos em vez de executar acções por objectivos”, explicou ao «Ciência Hoje» Rui Costa, investigador do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud do Instituto Gulbenkian de Ciência.




A equipa de investigadores foi coordenada por Rui Costa e Nuno Sousa, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho.

Rui Costa explica que o ponto de partida deste estudo surgiu de uma conversa com Nuno Sousa: “Eu fazia parte de um grupo de estudo que há muito se debruçava sobre as acções intencionais e os hábitos. Nuno Sousa estudava os efeitos do stress crónico no cérebro”.



Durante os dois anos em que se realizou o estudo, os investigadores chegaram à conclusão de que “o stress crónico causa mudanças estruturais no cérebro”. Os neurónios ficam com atrofia na zona do córtex pré-frontal, e hipertrofia nos circuitos responsável pelos hábitos (no estriado dorsolateral). “Isto não acontece apenas durante o período de stress, mas também depois”, diz.

Nesta situação, “uma pessoa em vez que executar acções tendo em vista determinado objectivo fica mais dependente dos hábitos”.

Rui Costa dá um exemplo: “Alguém sob stress crónico tem de ir fazer compras depois do trabalho. Pega no carro mas em vez de passar pelo supermercado segue a rotina e dirige-se para casa”. O hábito aqui prevalece sobre um objectivo específico.


Córtex pré-frontal
Pela sua qualidade técnica, pertinência científica, multidisciplinaridade e aplicação em várias áreas, a prestigiada revista «Science», publicação semanal da AAAS (American Association for the Advancement of Science), decidiu publicar o estudo. Este pode ter impacto na etiologia de várias patologias neurológicas e psiquiátricas, nomeadamente pertubações obsessivo-compulsivas e comportamentos viciantes.


Córtex pré-frontal
Artigo:
Chronic Stress Causes Frontostriatal Reorganization and Affects Decision-Making, por E. Dias-Ferreira; J.C. Sousa; I. Melo; P. Morgado; A.R. Mesquita; J.J. Cerqueira; N. Sousa da Universidade do Minho em Braga, Portugal; E. Dias-Ferreira; R.M. Costa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, National Institutes of Health em Bethesda, MD, EUA; E. Dias-Ferreira da Universidade de Coimbra em Coimbra, Portugal; R.M. Costa do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud do Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras, Portugal.