sábado, 19 de setembro de 2009

7.SETEMBRO 2009 - INICIO DO NOVO ANO LECTIVO

Balance das Ferias: completamente positivo ! Houve descanso, mar, encontros, viagems, arte, contemplação, leitura, programa de saude, natureza, inspiração. Não me faltou nada

Começou hoje o novo ano lectivo.
Dizemos em alemão que "o caminho do inferno está empedrado com boas intenções". Como não acredito no inferno não ha problemas e vou pôr umas boas intenções mais:

RESOLUÇÕES.

1.finalmente acabar com o caos do meu escritorio em casa.Ter todo perfeitamente ordenado e assim poupar-me o problema de ter de inventar cada vez de novo o que sei que já fiz algum dia, mas não encontro o material .

2. idem

3. idem

4. idem

etc etc

Sempre fui adepta do principio "quem é ordenado só é perguiçoso demais para procurar" Muito bem, mas estou farta de procurar !! Vou transformar-me numa pessoa ordenada. HE,HE Não sei porque me lembro agora deste ditado: "se a avo tivesse rodas seria uma moto"

Na minha escola começamos de facto com algum problema de informatica. Sorte que ainda há papel :))

Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ISLANDIA 3 - ANIMAIS

Isso é um capitulo mais escuro :))

Vi tres focas, mais ou menos nesta distança. Bom, enfim, já vi focas em outros sitios .



Vimos muitos passaros. De ainda mais longe que as focas com a excepção deste bicho que o nosso guia - o Björn - salvou do meio da estrada. O Björn é um exemplar islandes tipico: practica pelo menos 50 desportos diferentes entre os quais por exemplo mergulhar entre as placas tectónicas, escalar cataratas geladas, fazer campismo nos glaciares ..... enfim os gostos não se discutem :))




No ultimo dia decidi participar numa volta para observar baleias. Bom, isto é o Atlantico Norte cheio de baleias,





mas eu vi tantas como nestas fotos , sempre estava do falso lado do barco ou não vi nada porque o mar estava muito agitado ....... desastre ......

Admirem a elegancia do turista em Íslanda :)) Neste dia no barco estava como máximo a 10 graus com muito vento e todos levavam toda a sua roupa e acima de tudo a “roupa de marinheiros“ oferecida.





Finalmente, o bicho que mais encarinhei nesta viagem foi este na foto seguinte, um encargo da minha sobrinha pequena. E tambem ve-se o grande lujo dos alojamentos em meio da natureza.



Essos bichos chaman-se "Lünde" em islandes e puffins em ingles (e para os perfectionistas "Papageientaucher" em alemao) Tambem fazem parte da cozinha, igual que as baleias.



Confesso que tambem probei um pouco de baleia ......... francamente não teria merecido a pena torcer principios éticos pela curiosidade de probar carne de baleia: sabia mais o menos como uma vaca de 150 anos. Sim, sim estou arrepentida e não vou fazer mais. E que a curiosidade é o meu lado mais fraco :))

ISLANDIA 2 - AGUA

"Foss" significa "catarata" em islandes e o plural é "fossar". Para que ninguem diga que não aprendi nem uma palavra desta lingua fascinante. “Adeus“ por exemplo é “bless“ o que acho muito bonito.

Parece que um islandés - mesmo sem formação linguistica nenhuma- é capaz de entender inglés antigo e tambem o alemão antigo.

Mas o tema do post é a agua: as cataratas, os glaciares, as lagoas de glaciares, a aguatermal e a energia geotermica

GULLFOSS (a catarata dourada)





outro foss de cujo nomen nao me lembro :((






GODAFOSS (a catarata dos deuses)
Chama-se assim porque parece que no tempo da cristianização o rey viking deitou nesta catarata as estatuas dos deuses vikingos e ainda lá estão ...... ou não :))

E ainda hoje há grupos de pessoas que practicam a religião ou filosofia viking





VATNAJÖKUL é o nome do glaciar e o resto da palavra significa "parque de campismo"






E depois fomos a dar uma volta na lagoa do glaciar. Bem equipados, claro.











E finalmente a "lagoa azul" . Fica ao lado da central geotérmica que produz toda a energia para Rejkjavik. Como a energia de origem geotérmico não produz contaminação ambiental nenhuma respira-se ar puro em toda a ilha. Aliás Rejkjavik significa "bahia do vapor"






Para quem gosta: as fotos sao muito mais bonitas em grande