sábado, 28 de junho de 2008

MANIFESTO DE CORAGEM

Citação roubada a Mr. Lynch
peço desculpas, era mais facil assim que procurar noutro sitio


«Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo e que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...»

Fernando Pessoa

Bonitas palavras, só que analisando a vida de Fernando Pessoa parece que ele não realizou nada disso. "Feliz" não é um adjectivo que relacionariamos com ele ...... Ainda que as verdades não deixam de ser verdades por ser proclamadas por pessoas incapazes de vive-las !

paisagem urbana nocturna

Só falta aparecer King Kong a procura das suas actividades acostumadas numa noite de lua cheia

Ou senao como alternativa um poeta frances:

Il est d'étranges soirs où les fleurs ont une âme,

Où dans l'air énervé flotte du repentir,

Où sur la vague lente et lourde d'un soupir

Le coeur le plus secret aux lèvres vient mourir.

Il est d'étranges soirs, où les fleurs ont une âme,

Et, ces soirs-là, je vais tendre comme une femme.

Il est de clairs matins, de roses se coiffant,

Où l'âme a des gaietés d'eaux vives dans les roches,

Où le coeur est un ciel de Pâques plein de cloches,

Où la chair est sans tache et l'esprit sans reproches.

Il est de clairs matins, de roses se coiffant,

Ces matins-là, je vais joyeux comme un enfant.

Il est de mornes jours, où las de se connaître

Le coeur, vieux de mille ans, s'assied sur son butin,

Où le plus cher passé semble un décor déteint,

Où s'agite un minable et vague cabotin.

Il est de mornes jours las du poids de connaître,

Et, ces jours-là, je vais courbé comme un ancêtre.

Il est des nuits de doute, où l'angoisse vous tord,

Où l'âme, au bout de la spirale descendue,

Pâle et sur l'infini terrible suspendue,

Sent le vent de l'abîme, et recule éperdue !

Il est des nuits de doute, où l'angoisse vous tord,

Et, ces nuits-là, je suis dans l'ombre comme un mort.

Albert SAMAIN

Recueil : Au jardin de l'Infante

terça-feira, 24 de junho de 2008

O SOFRIMENTO

Vamos la ver quando tiver vontade de traduzir esse texto interessante

Der größte Teil menschlichen Schmerzes ist unnötig. Solange der unbeobachtete Verstand dein Leben regiert, erschaffst du den Schmerz selber. [...] Die Intensität des Schmerzes hängt vom Grad des Widerstandes gegenüber dem gegenwärtigen Moment ab, und der wiederum hängt davon ab,wie stark du mit deinem Verstand identifiziert bist. [...]Der gegenwärtige Moment ist manchmal unannehmbar,unangenehm oder schrecklich. Beobachte, wie der Verstand ihn benennt und wie dieser Vorgang des Benennens und ununterbrochenen Beurteilens Schmerz und Unglücklichsein erschafft. Wenn du die Arbeitsweise des Verstandes beobachtest, dann trittst du aus den Widerstandsmustern heraus und kannst endlich dem gegenwärtigen Moment erlauben, zu sein. [...]Es gibt viele Wege, in dem ständig fließenden Gedankenstrom eine Lücke zu erzeugen. Das ist die Bedeutung der Meditation.[...]Auf diese Weise löst du deine Aufmerksamkeit von den Aktivitäten des Verstandes und schaffst eine Lücke von No-Mind, in der du höchst wachsam und aufmerksam bist, aber nicht denkst. Das ist die Essenz von Meditation.

TOLLE "Jetzt - Die Kraft der Gegenwart"

domingo, 22 de junho de 2008

MOSQUITOS E KARMA

São gigantes esse ano! O que não estranha porque a combinação de muita chuva na primavera e dum calor tropical agora... São gigantes e numerosos. Bzzzzzzzzzz e já tens meio litro de sangue a menos...... Tenho que me informar qual é a posição do budismo referente aos mosquitos. A lógica diz que um mosquito, igual a qualquer outro animal, se considera como vida a respeitar (poderia ser o teu bisavô numa incarnação correspondente aos seus méritos na sua última vida humana :=) )

Pela minha parte o respeito de mosquitos que se querem nutrir do meu sangue, supera de longe o que estou disposta a fazer para aumentar a qualidade do meu karma, pelo menos de momento, que nem sei se acredito no conceito do karma e da reincarnação. Por isso: morte aos mosquitos que cometem o erro de se aproximarem de mim !!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

EURO 2008 NA ESCOLA


Ahhh, colegas, futebol, futebol !! Nao pode ser !!!!!! Alguém tem que entreter os estudantes.








E aproveitem a ocasao para admirar as condicoes de trabalho de professores no septimo pais mais rico do mundo : 1cm3 para cada um. E quem precisa de respirar !!!




As minhas montanhas.......




quarta-feira, 11 de junho de 2008

O absurdo na politica

Não é por ter a mínima vontade de celebrar um tal Dia, mas se no meu país, ou na Alemanha ou até na Escandinávia celebrassem um Dia da Raça, imaginam-se facilmente os comentários a nível da Europa e do mundo. Mas em Portugal, e também na Espanha (14.10) ...até o Presidente da República pode acentuar a importância do dia e ninguém grita nacionalismo", "fascismo", "racismo" ........ Será porque se considera que os portugueses não têm tendência nenhuma, nem para o nacionalismo, nem para o racismo... com o último império colonial da Europa aos ombros?... Interpretação muito optimista, ou será que se pensa que os portugueses, coitados, têm tantos problemas que podem celebrar o que quiserem (interpretação pouco agradável!...)?
Então por que é?

10.6.2008

Há momentos que nutrem o coração durante horas, días, semanas .......

segunda-feira, 2 de junho de 2008

IKEBANA 1 - 31.5.2008

A minha primeira sessão de Ikebana (estilo Sogetsu)
Só parecem arranjos de flores e ramos bonitos. Mas não: para compor um arranjo de Ikebana deve ser respeitada uma larga lista de criterios e normas. E só depois de ter aprendido não sei quantas figuras classicas que se pode passar ao estilo livre segundo o principio "Só quem conhece bem as normas tem o direito de ignora-las" Como gosto de aprender coisas novas
não há problemas. No contrario, a situação é exactamente a minha medida: todos tem anos de experiencia e sou a unica principiante. E assim como se aprende !

O material. Ufff, vejo quanto ainda me falta o vocabulario portugues os jarros, as floreiras ........... De qualquer maneira alguns dos "recipientes" foram feitos por membros do grupo no atelie duma oleira e as plantas cresceram nos jardims de varios participantes




As minhas primeiras "obras" (Esqueci-me outra vez de virar as fotos)


E o número tres que gostei mais. Penso que contrariamente aos outros tem algo de mim. Só as folhas são grandes demais e não tive a paciencia de corta-las.



A sala: é grande mas não tanto como parece na foto ......


A professora em accão



Essa obra de estilo livre foi uma violação das plantas. Fixavam-se as folhas com agulhas e o resultado final, acho que é muito artificial......


variante básica:

estilo livre:


Arranjar flores com concentração e amor custa tanta energia como qualquer actividade criativa. Por isso: pausa





"Principio agua" com plantas, agua e pedras. Infelizmente a foto é um desastre, mas esse arranjo era o meu favorito do dia

Domingo em casa 1.6.2008

DESCANSO TOTAL ........ CALMA ......... UM LIBRO INTERESSANTE .....
E a minha epoca do ano predilecta para estar no terraço: ainda não está muito quente, as plantas em flor, os passaros a cantar.......

O idilio perfeito acima dos telhados de Vienna....



Bom, era, era, porque há pouco apareceram novos inquilinos no predio de emfrente que tem a rara costume de instalar-se acima do telhado e assim onde não havia nada e ninguem com a unica excepçao de alguns passaros ou gatos (e antenas :-( ) agora há essos dois, equipados com toalha, creme solar, telemovil, computador portatil, comida, mais ou menos roupa a fazer mais o menos barulho...... Paciencia !!!!

domingo, 1 de junho de 2008

pintar em Breitenbrunn - 22.5 - 25.5.2008

A quinta do seculo XVI:











mover a cabeca é bom para a coluna =)



"backstage" da quinta











Uma "quintinha" assim, más com o Atlantico na porta, nao recusaria .......


O meu quarto. Espartano, mas com aquecimento e a casa de banho era impecavel e ...... OS ARCOS !! Era dormir como uma princesa ......


Reuniao estrategica com cao

O jardim da quinta, o nosso atelie













o classico jardim: plantas, pedras, agua













ALGUNAS DAS NOSSAS OBRAS








ao voltar de 90° = ) .....







A aldeia de Breitenbrunn (com muita vegetacao)

Para alguem que vive numa cidade é sempre um prazer !










Caves de vinho com ou sem rosas



antes de jantar, muito cedo para .....

ver chegar o sol, 5h 11 !!!!! (a princesa levantou-se as 4h, e de propria vontade ! Que é o que eu nao faco pela inspiracao !)






E um beijinho (muito molhado) da JAVA