quinta-feira, 26 de março de 2009

REUNIÔES, SEMINARIOS E DEMAIS TRABALHO VOLUNTARIO 5

Reunião de coordenadores de escolas no ministerio

Terça, 24.3 2009 : 9h30 - 15h = 5 horas 30 minutos

5 horas 30 minutos + 10 horas

= 15 horas 30 minutos desde 9.3.2009
Penso que tenho de comentar um pouco essa "conta".

Por um lado não é uma situação extraordinaria, o ritmo de trabalho é sempre assim e por outro lado não me estou a queixar. Adoro a minha profissão, acho que é a melhor do mundo !! Tambem ganho bem e tenho suficiente tempo livre para hobbies, vida social, descansar, até para escrever um blog e ler outros :))

Só conto as horas para ter e dar uma ideia de quanto tempo passamos a fazer outras coisas do que "só" dar aulas.

Actualmente a situação aqui é muito "quente" !! A ministra não cede, os sindicatos tambem não. Já foi tomada a decisão oficial de fazer greve se a ministra insistir nas duas horas de aulas mais. Isso é muito num pais como a Austria onde a tradição é de negociar e não de fazer greves !!

A ultima proposta da ministra - uma de muitas propostas absurdas - foi oferecer um computador a cada professor. Naturalmente provocou uma ola de indignação porque não haverá nem um só professor, pelo menos de secundario que não tivesse um computador em casa, claro pago do proprio bolsilo porque há muitos anos que se tornou um instrumento de trabalho indispensavel.

A proxima proposta da ministra é ainda mais absurda porque costaria uma fortuna e o propósito das "reformas" (he,he) é poupar dinheiro . Ela propoe reformar as escolas e criar mais espaço de trabalho para cada professor.
Boa !! Na minha escola por exemplo - e não é uma excepção - há colegas que nem tem uma cadeira para se sentar , nem um centimetro quadrado para depositar qualquer coisa. E só debido ao excelente clima social que temos e no que trabalhamos muito que não há "lutas territoriais". Em dias de reuniões gerais há colegas que ficam de pé porque na sala de professores não há sitio nem para por mais uma cadeira!! Nos aturamos a situação com bom humor porque não faz sentido amargurar-se a vida, mas estamos conscientes que se se aplicassem as normas dos direitos de trabalho que exigem não sei quanto espaço para cada pessoa haveria de fechar practicamente todas as escolas !!


Foi uma festa de riso quando ontem apareceu a assistenta da administradora com um metro desplegavel para - segundo a ordem do ministerio - medir a sala de professores. Infelizmente tive que ir para a aula e não ouvi o resultado final dos calculos de quantos metros cubicos de ar tinha cada um de nos, mas penso que vai-se divulgar a informaçã :))
Ah.... e tambem alguem calculou quanto espaço ficava se pusessemos os computadores prometidos pelo ministerio na nossa sala de professores. Parece que não dava para nos entrar todos nem a ficar de pé.



E assim vamos....... mas eu sigo a gostar, e a gostar muito, da profissão, dos estudantes, dos colegas, do director, do ambiente ....... e bom, a sala de professores é um escandalo, mas tambem não merece a pena perder nervos em isso.......
Parece que um ano de meditação e de alguns estudos de filosofia budista já dão resultados em materia de serenidade .))

Mas claro se houver greve VOU

2 comentários:

QZ disse...

Por terras lusitanas as coisas são ainda piores e nem sequer ganhamos bem. Mas quem dá aulas no continente ainda está pior do que quem dá nas ilhas, tanto que começa a haver migração interna de professores para cá.
Mas ensinar vale sempre a pena. Há certas coisas que valem mais que tudo nesta profissão, mais até que os conteúdos leccionados :)

WOLKENGEDANKEN disse...

Claro ! Sempre digo que é a melhor profissao do mundo: o contacto com tantos jovens..... e o que podes transmitir nao sao so os conteudos leccionados, sao de facto so uma pequena parte da comunicacao com os estudantes.... e depois a liberdade que tens de fazer as tuas aulas como bem achares e a possibilidade de ser criativa, de por muita coisa de ti mesmo.... Eu adoro !! As condicoes de trabalho melhoram ou empioram, as ministras e os ministros passam, mas o nucleo muito satisfactorio da profissao fica ..... :))