segunda-feira, 27 de abril de 2009

TAMIFLU ??!!

Então depois da gripe das aves a ultima histeria das primeiras paginas dos jornais é a gripe dos porcos. E naturalmente nos tres artigos que li mencionou-se que o Tamiflu serve tambem para a gripe dos porcos porque o virus é da mesma familia. Feliz coincidencia para a industria farmaceutica !!

No momento culminante da histeria da gripe das aves comprei um paquete de Tamiflu. Pelos vistos tambem estive um pouco histerica porque a caixinha salva-vida costou 50 euros. Bom, mas como havia perigo de morto, e como os institutos de epidemiologia esperavam uma pandemia dum momento a outro e a comunicação social martelava dia e noite ......

A caixinha de Tamiflu ficou no meu frigorifico, anos, até caducar. E naturalmente todas as pessoas com quem comentei isso, dizeram "terias preferido ter de usa-la". Não, não teria preferido, e tambem já gastei mas do que 50 euros em coisas inuteis ..... sim, sim, tudo certo, más esta caixinha irritou-me, nem sei porque. Provavelmente por me sentir manipulada.....

E hoje, ao passar diante duma farmacia, pensei que talvez seria boa ideia........ antes que se propagasse massivamente a informação que o Tamiflu servia ....... porque - que é o que são 5o euros contra a minha preciosa vida ..... e ainda por cima tenho uma constipação que podia ser ...... Hesitei, fui a libraria que fica ao lado e comprei livros pelo dobro do preço do Tamiflu..... hesitei outra vez ........ liguei a uma amiga para comentar o assunto e ela riu-se e diz "será que te irrita o vazio no frigorifico, no sitio onde - como todos sabemos - estava o Tamiflu". Não gostei nada do "como todos sabemos" :))

Obviamente ninguem me compreende !! Então liguei para a minha mãe. Espera-se das mães que nos apojam em tudo, não é ? Estava o meu pai no telefone que disse "filha, com a fantastica resistencia que tens (herdada de mim, claro) serías a penultima sobrevivente da pandemia. Porque o ultimo seria eu "

Bom, naturalmente ninguem é tão sabio como o meu pai e finalmente em caso de medos irracionais porque não recorrer a confianças irracionais :))

Não comprei, mas cada vez que passo do lado duma farmacia tenho de novo a oportunidade ....... e amanha é outro dia :)))

4 comentários:

mena maya disse...

O teu pai tem um grande sabedoria e muito humor!


Será que o Tamifu também dá resistências contra a gripe dos oportunistas?
É claro que o problema é sério, mas nada como criar pânico e fazer negócio com ele, o que é uma vergonha!

Beijinhos

WOLKENGEDANKEN disse...

Tens razao, a verdadeira pandemia é a gripe dos oportunistas. So que tantas pessoas a tem há ja tanto tempo. E nao ha sintomas visiveis, pelo contrario as pessoas afectadas as vezes vivem materialmente muito bem.

O Tamiflu é efectivamente um grandissimo negocio e ainda por cima discute-se a eficencia !! Mas é raro que na industria farmaceutica aparecam muitos escrupulos !!

Micas disse...

Sabes, eu também estive quase a comprar o tal Tamiflu aquando da "histeria" da gripe das aves, nem tanto por mim mas porque tenho 3 crianças pequenas em casa, depois pensei, bolas, somos saúdaveis, fazemos uma alimentação cuidada e equilibrada, tomamos todo o cuidado com a higiene, então caso a gente tenha a má sorte de apanhar a gripe, no hospital concerteza que conseguiremos ultrapassar o virus. É logico que fico sempre apreensiva com as noticias e sem saber exactamente o que é mais certo fazer, mas concordo com o teu pai e tb acho que as farmacêuticas de servem um bocado do panico para fazer negócio. Eu confio no sistema de saúde e acho que está preparado para responder em caso de pandemia, resta ter precaução, estar atenta e pensar que tudo vai correr bem. Pensamento positivo é importante e isso já vi que tu tens ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Hallo Micas, wie geht`s ?

Pois, a grande pandemia que ia matar quase tuda Europa - segundo a comunicacao social sensacionalista - até hoje fez alguns doentes de gripe mas hao houve nem um morto. Aqui na Austria houve um caso,durou 4 dias e amanha esta mulher já vai sair do hospital ......

Ou seja vamos passar um excelente mes de maio com muito menos perigo de nos contagiar que na epoca da gripe que há todos os invernos e que parece que faz uns 40.000 mortos em tuda Europa todos os invernos ...

E vivam os pensamentos positivos :)))