sábado, 31 de janeiro de 2009

A antitese da meditação budista é ............. o fado

Ontem estive numa casa de fado e ainda por cima numa com muito ambiente.........

Na meditação budista tenta-se analizar e racionalizar pensamentos e emoções, tenta-se chegar a ser dono ou dona da propria vida sem se deixar arrastrar por emoções, tenta-se aprender a encarar e até gozar situações tal e qual são e não como gostariamos que fossem. Tenta-se compreender e experimentar que o sofrimento só existe na cabeça e somos nos que podemos dar a volta e governar as nossas vidas ......

E depois o fado ....... é um banho de emoções, é deixar-se cair em oceanos de saudades e tristezas.... Tudos os textos de fados saiam do principio que é o nosso destino que nos arrastra e que não podemos decidir nada, que somos marionetas dum destino no melhor dos casos cego e no pior hostil.

Adoro o fado, mas não comparto a filosofia detrás. Estou firmemente convencida que nada está escrito, que o destino não existe que somos nos que criamos o caminho ao andar. Mas adoro o fado,,,,,,, abre alguma porta em mim onde enfecho o meu lado sentimental que não gosto de ensinar.... Posso chorar ao ouvir fados mas não é por tristeza é por pura emoção que as vezes acumulo sem ensinar a ninguém e como de alguma forma tem que manifestar-se ......E é uma boa maneira, ninguem pode pintar sempre :))
Há muitos anos estive numa casa de fado que tambem tinha muito ambiente e lembro que havia um homen que começou a chorar só ao ouvir o titulo do proximo fado que se ia cantar e eu pensei " aqui estou entre irmãos " :))

Ontem cantaram este fado muito conhecido que na esencia disse que depois de muitas más experiencias já não se quer acreditar em nada por muito bom que seja e termina em NÃO VOU. E eu, muito emocionada pensei EU SIM QUE VOU....... Talvez o segredo do fado seja que ao ouvir todas as desgraças do mundo pensamos que finalmente a propria vida não é nada má........

Seja como for, eu adoro o fado e practico meditação ......

PS: Os carros na marginal já estão a ser inundados e agora vou ir ver isso de mais perto. As lamentações as vezes fazem bem mas a meio prazo são um pouco monótonas. A vida sempre tem algo para oferecer, MAS E PRECISO IR .....

domingo, 25 de janeiro de 2009

DESAFIO DA STORINHA QUE SE CHAMA PAULA :))

6 coisas do ARCO-DA-VELHA!

REGRAS:

*Linkar a pessoa que te escolheu. Ja estava antes
*Escrever as regras do mesmo em seu blog. Já está feito
*Contar 6 coisas aleatórias sobre você. VEJA-SE CONTINUACAO
*Indique mais 6 pessoas, e coloque o seu link no blog. Sinto, mas nao tenho tempo para isso
*Deixe a pessoa saber que a indicou, colocando um comentário no seu blog.

Então seis "segredos"

Hmmmm !

1. Adoro passear em "situações meteorologicas" que outros chamariam "tempo horrivel". Chuva, neve, frio. As vezes volto a casa ou aonde seja molhada até os ossos, completamente comgelada ...... e contentissima !! O meu favorito é praia com neve, mas isso não se me oferece muitas vezes.

2. Tenho a mania das ofertas de papel higienico. Sim, sim, ninguem acredita, mas é verdade :)) Normalmente é muito raro que compare preços, compro o que preciso, mas no caso do papel higienico é diferente. Posso perder uma hora ou mais para ir a um supermercado onde há uma oferta de papel higienico. Um rolinho nunca pode costar mais de 25 centimos senão não compro......

3.Vou muitas vezes para alguma igreja (de preferencia romanica ou gotica) ....... para fazer meditação budista. São sitios esteticamente agradaveis onde geralmente não há estrictamente ninguem, é tranquilo, os bancos são ideais para se sentar bem recto .........

4. Adoro livros e filmes de ciencia-ficção do tipo "mutações inteligentes de formigas ( aranhas, monstruos etc) gigantes" ou "a sociedade esclarecida ( homofaga, das cenouras filosoficas etc ) do planeta X " Ninguem pode ser intelectual 24 horas do dia, não é :))

5. Gasto uma fortuna em comida biologica, nunca compraria um ovo que não tivesse um dos certificados serios da producção biologica ou carne de"producção industrial" Leite ? Só de vacas felizes.(Estas que vivem todo o ano fora e no verão nas montanhas) Verdadeiramente nunca compraria frutas e legumes espanhois nem com certificado de producção biológica porque se sabe que tem mais veneno que vitaminas e que são producidos em condições de trabalho inhumanas ....etc etc MAS AS VEZES sou capaz de comer a mitade ou mais duma tarta de chocolate, com creme e chantilly e noces e..... e.......e ....... sem pensar qué chocolate e qué ovos e qué farinha e qué açucar......... Vivam as atitudes consequentes :))

6. E finalmente uma mania que sim que acho algo vergonhosa porque é muito infantil. Mas enfim, não se tem o direito de ser as vezes um pouco infantil ??!! Tinha problemas em revelar esse segredo porque me faltava a palavra portuguesa. Mas graças à simpatiquissima dona de "branco no branco" já sei que se trata de passadeiras-rolantes.
Pois, quando estou num aeroporto a espera duma ligação ou quando o avião tem atraso sempre divirto-me com andar dum lado para outro utilizando estas passadeiras. E muito giro !! Há que andar rapidamente, então junto com a movimento da passadeira chega-se a muita velocidade. E detesto quando há la pessoas que se deixam transportar sem andar porque me fream a passagem ..... :))

E ESQUECI-ME DO SEGREDO MAIS VERGONHOSO : ESCREVO UM BLOG !!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BILBAO 1 OU ERRADICAR PREJUIZOS

PREJUIZO NUMERO 1:
A IBERIA É UMA COMPANHIA AEREA COMO QUALQUER OUTRA

Falso !! É de longe a pior que vi ultimamente. Uma pessoa de mais de 1.60 não sabe que fazer com as suas pernas. Os assentos dão a impressão de serem emprestados dum museo e não se recebe nem um copo de agua gratis. Pode-se comprar umas sandes miseraveis (declaradas como alta cocinha) por perto de 10E. Os pilotos não dão a minima informação geográfica durante o vo .......

PREJUIZO NUMERO 2:
O AEROPORTO DE MADRID È UM CAOS

Falso !! E de facto gigante. E para chegar de uma terminal a outra há que tomar um metro. Mas tudo está muito bem indicado, até indica-se quanto tempo se precisa para chegar de um sitio a outro. Que asusta um pouco ver que se precisam 45 minutos para chegar a outra terminal quando ficam só 30 minutos para o embarque é outro tema :)) Mas nem uma pessoa sem nenhum sentido de orientação como eu seria capaz de não encontrar a sua porta de embarque.

PREJUIZO NUMERO 3:
OS ESPANHOIS NÃO TEM NEM CIVISMO, NEM AUTODISCIPLINA, NEM ORGANIZAÇÃO MINIMAMENTE EFICIENTE

Referente a Bilbao completamente falso !! Nunca teria pensado ver que em Espanha se respeita a prohibição de fumar em lugares publicos. Mas, sim senhor, respeita-se, e ao 100 %. !! Quem teria dito !!!
Lembro-me que há sete ou oito anos um colega espanhol que trabalhou um ano na minha escola ficou muito impressionado que em Viena se respeitava a prohibição de fumar no metro. Ele dizia que impossivel que na Espanha algum dia se pudesse chegar a tal situação......... Pois, olha, Antonio hoje a situação mudou, e dramaticamente !!

E os transportes publicos em Bilbao, fantasticos !!! Respeitam-se os horarios ao minuto, está tudo muito bem indicado, muito limpo. Pode-se ir sem problema ninhum e com muita comodidade em metro do centro de Bilbao até a praia.

E não é como no sul da Espanha ! Em Bilbao as pessoas são educadas, atenciosas .....

PREJUIZO NUMERO 4:
PARA ORELHAS CENTROEUROPEIAS OS ESPANHOIS FALAM TAO ALTO E FAZEM TANTO BARULHO QUE QUASE SE FICA SURDO


Bom, tudos os prejuizos não podem ser falsos :))

PREJUIZO NUMERO 5:
NAO SE ACONSELHA IR PARA O PAIS VASCO PORQUE HA MEDO DA ETA E UMA TENSAO PERMANENTE


Referente a Bilbao: falso !! Pelo contrario, tem um ambiente muito relajado e agradavel.

PREJUIZO NUMERO 6: OS VASCOS SAO MUITO FANATICOS E TUDOS FALAM EUSKERA:

Falso !! Deu-me trabalho ouvir algumas palavras de euskera que de facto como não fazia ideia como soa igual pode ter sido georgiano, usbeko ou sei lá, qualquer lingua que não reconheço. Naturalmente perguntei a varias pessoas porque não se ouvia falar euskera. Tudos dizeram que nas cidades com 40 anos de dictadura franquista e prohibição de utilizar a lingua perdiou-se a tradição, mas que no campo era diferente.....

Bom não vou seguir senão se terá a impressão que sou uma pessoa com muitissimos prejuizos o que - penso - não é verdade. Pelo menos não mais que outros :))

As impressões fotográficas seguirão quando tiver um pouco mais tempo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ATE PRONTO

Vou uns dias a Bilbao

para visitar o museu Guggenheim, a Meca europeia da arte moderna, admirar arquitectura, por exemplo de Calatrava e practicar espanhol (se no Euskadi é possivel :)) E que ultimamente já aparecem palavras portuguesas no meu espanhol que sempre foi muito bom, e isso para uma profesora de espanhol é pouco profissional. E como tenho pouca tolerancia para a falta de profissionalidade na área que fosse tambem tenho que cumprir as minhas proprias normas de qualidade :))

Oxala pudesse tambem conversar sobre outros temas que a originalidade unica de Euskadi ....... mas enfim até se fosse só isso seria um pouco monotono, mas tambem serviria de práctica.

Ah, e nao levo computador !! Nao levo !!! Que ninguem diga que sou adicta a este aparelho, estao previstos cinco dias sem computador. Bom, claro tenho que tratar dos e-mails do ministerio, da escola, do director, dos colegas, dos estudantes, da minha mae .......porque o que se acumula em cinco dias, mas nada de corrrespondencia privada ( com a excepcao da minha mae) nem de blog ....... Pelo tanto se aparecer algum cometario meu, nao seria meu mas do meu alter ego :))

domingo, 11 de janeiro de 2009

DEPOIS DA AGUA, A TERRA, OU SEJA A FLORESTA

Passeo primeiro pelo parque

a ver as temperaturas .....

pois havia o que havia ....... brrrrr ......

mas com sol

e bem equipada ......

e sempre curiosa a meter as patas em tudo .....

chega-se a floresta e ve-se muita beleza ....

e muitas curiosidades :))

e a madeira suficiente para sustituir o gas ruso

E isso tambem ainda existe ......

até pronto, floresta, que gosto de ti, nao tanto como do Atlantico, mas tambem muito ........ é e um amor menos complicado ....... muito menos complicado mesmo :))

AGUA, quente, fria, gelada, vaporizada ...mas sempre agua, a base da vida

BAD SCHÖNAU - 28.12.2008 - 4.1.2009
Já no tempo romano gostava-se de Spa. E com muita razao !!!!

Vista do meu terrazo: a piscina exterior.

Sim, sim, utiliza-se até com - 15° .

Tambem de noite. Entao o vapor producido pela enorme diferenca de temperatura produz um ambiente quase mistico. Gosto inmenso, é nadar num mundo completamente irreal

Depois de nadar fora aconselha-se o jacuzzi

Nao podia tirar muitas fotos da zona de spa porque é obvio que ninguem gosta de ser fotografiado quando pretende relaxarse.

Para os adeptos de filmes de horror: nao é o corredor do hotel de "Shining" do Stephen King, só parece :))
E agora a agua fria e gelada

Beleza mortal, quem cair nesta agua .......



e as esculturas de gelo feitas pela natureza

Até o próximo ano !

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

E O AQUECIMENTO GLOBAL ????

Primeiro dia de aulas depois das ferias, a escola um frigorífico !!
Estudantes e sobre tudo professores a um passinho da revolução

"condições de trabalho inaceptaveis !! " .........
"Na sala 221 há uma temperatura de 17° !! " ........
"A turma X nega-se a tirar as botas, os casacos, as gorras e as luvas e tem perfeita razão" ......... etc. etc.

Até que apareceu o director e disse "queridos colegas, antes que voces me mandam uma delegação para me lynchar, convido a todos ao meu escritorio que deve ser o sitio mais frio de tuda a escola porque tenho lá 16°."

Apareceram os primeiros risos, a proposto de mandar os alunos para casa e organizar uma orgia para nos aquecer um pouco. O director disse que excelente ideia tambem para o espiritu de equipa, mas que tinha a sospeita que os estatutos dos funcionarios de estado estavam claramente em contra de tais "events". Explicou que a culpa era da nova empresa responsavel do nosso sistema de aquecimento que só tinha aberto o sistema ontem a noite o que com as temperaturas que temos actualmente era claramente tarde demais.....

A grande maioria de nos decidiu tomar a coisa com humor. Fuimos a dar aulas em sobretudos e luvas. O nosso directorzinho - o melhor director de escola deste planeta e de outros - organizou um vendedor de castanhas que se instalou no corredor diante da sala de professores e isso foi o ponto decisivo para dar a volta ao ambiente.

Quando sai da escola as 20h já tinhamos 20° na sala de professores - que somos muitos para aquecer :)) e então há esperança que em um ou dois dias se normalizará a situação.

A condição que os rusos voltam a abrir os canos de gas. Senão haverá mortos nas ruas e nas casas da Europa. Já houve alguns nos ultimos dias, na Polonia, na Bulgaria. Há paises do Pacto de Varsovia que tem o aquecimento de cidades inteiras basado em gas e actualmente as temperaturas na Europa Central são arcticas.

Pensando que em qualquer aula de principiantes de economia aprende-se que nunca se deve ficar dependiente de só um fornecer dum produto importante. Parece que os governos europeios precisariam dalgumas explicações em economia nacional ou já teria chegado um pouco de sentido comun ??

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BAD ISCHL. 25.12 --> 27.12.2008

Bad Ischl foi a residencia de verão do imperador Franz Joseph e da imperatriz Elisabeth , mais conhecida como Sisi. Figuras omnipresentes nesta aldeia, até como decoração de árvore de Natal.

Alí se firmou a declaração de guerra a Serbia que provocou a Primeira Guerra Mundial 1914 -1918.

Li o texto original desta declaração e a verdade é para dar medo, põe que " é necessario uma guerra para preservar a paz" uma das ideias mais absurdas da historia mas que ainda tem os seus adeptos entre os "grandes pensadores" como o George Bush. E tambem põe a frase horrivel "é com a consciencia tranquila que assino esta declaração" Esta consciencia tranquila provocou 10 milhões de mortos !!

A parte de respirar historia e admirar a paisagem

também aproveitamos a cultura culinaria impressionante dos lugares

Quase tudo era perfeito.Mas para manter o equilibrio felizmente encontrei tambem um pequeno defeito :))

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CONVICÇÕES EXISTENCIAIS

Adoro passear sozinha no silencio da floresta.

É quando sinto as minhas raizes na terra, sinto que são fortes e profundas e deixam a copa da árvore crescer em numerosas e diferentes ramificacões olhando para os quatro pontos cardinais.

E tenho a profunda convicção que também em tempos de ventos e tempestades estas raizes vão manter a árvore na terra.