sábado, 28 de junho de 2008

MANIFESTO DE CORAGEM

Citação roubada a Mr. Lynch
peço desculpas, era mais facil assim que procurar noutro sitio


«Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo e que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...»

Fernando Pessoa

Bonitas palavras, só que analisando a vida de Fernando Pessoa parece que ele não realizou nada disso. "Feliz" não é um adjectivo que relacionariamos com ele ...... Ainda que as verdades não deixam de ser verdades por ser proclamadas por pessoas incapazes de vive-las !

15 comentários:

Luna disse...

Fernando Pessoa
Foi um místico por excelência
Sempre em busca de autoconhecimento, da sua transformação
Interna.
A felicidade é algo transitório, é feita de pequenos instantes,
Quanto ás verdades, quem as sabe definir, as verdades não passam de meias verdades, pois cada um tem a sua .

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola multiolhares ! Obrigada pela visita e as belissimas fotos do seu blog.
Que a felicidade é transitoria é feita de pequenos instantes, sem dúvida, mas nao achas tambem que temos a possibilidade de construir a nossa vida de maneira a dar mais o menos oportunidades para poderem aparecer essos momentos de felicidade !

Se existem ou nao as verdades absolutas, quem sabe ...... Eu me referia as palavras do proprio Fernando Pessoa que sao muito verdadeiras para mim e penso que - olhando pela sua vida, ou por os aspectos da sua vida que sao conhecidas - nao vejo a realicacao dessos principios

mdsol disse...

Qual pessoa do Fernando Pessoa? Afinal são tantos... uma riqueza que é sempre bom rever!
Bis bald!
:)

WOLKENGEDANKEN disse...

Hmmmm, amiga potencial, tens razao. Finalmente o meu conocimento de Fernando Pessoa nao é assim tao profundo.Mas de momento o meu conocimento de portugues tamben nao é e como gosto de ler os textos no original ainda vou demorar um pouco para penetrar as varias pessoas do Pessoas :-)De momento compartimos os gostos em materia de pintura. Os Kandinskys e Munchs.
Só espero que nao te sintas como a menina de Munch que escolheste como Avatar !

poetaeusou . . . disse...

*
fernando pessoa,
o menino que nunca perdoou
aos pais não ter sido marinheiro,
,
*

mdsol disse...

wolkengedanken:
muito obrigada pela correcção lá no meu "canteiro". Sabe que eu olhava para o título e parecia-me que qualquer coisa não estava certa?...(confundi com o nome da loja Worten).
Apareça mais vezes e faça as correcções que quiser. Eu agradeço muito.
Vielen Danke
Tschüß

mdsol disse...

Wolkengedanken:

A minha escolha do "avatar" tem a ver com uma história muito antiga! Mas, bem observado.
:)

(de certeza que dominas melhor a língua portuguesa do qu eeu domino a língua alemã, por isso, parabéns e corrije sempre que for preciso)

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola mdsol !
Entao é "vielen Dank" :=)
Ah, e eu tambem aprecio qualquer correcao. De facto escrever este bloge ler outros é o meu espaco para practicar portugues. Nao esta muito mal mas para as minhas proprias exigencias falta muito.E que para uma pessoa que gosta de escrever a falta de vocabulario é como a falta duma perna para uma pessoa que gosta de practicar desporto ...

um muito bom dia

mdsol disse...

Estou a rir-me... dou erros sem necessidade. De facto...vielen Dank
ehehehe
Volta sempre. Acabei de colocar uma canção em Alemão (da dupla Brecht/Weil)e um poema sobre Coimbra.
:)

WOLKENGEDANKEN disse...

Ah, isso dos erros ...... eu sempre digo que e pelo calor e em inverno digo que é pelo frio, na primavera a argumentacao torna-se mais dificil :=)

titofarpas disse...

Qualquer escrita de Fernando Pessoa é linda...
Parabéns pelo blog.
Felicidades

luis lourenço disse...

A escrita em Fernando Pessoa? Tudo nele é mistério e Universo e asoluta criação ...com todas as contradições que na sua obra e nele próprio existencialmente se acendem.
A ideia do diário ocasional parece-me interessante para uma fenomenologia do quotidiano escolar... Não sei onde fica o teu Blog...Mas todos os pontos são elos de camunicação. Venho agradecer a visita e linkarei o teu blog para os interessados... Nietzsche e Hannah Arendt, tal como Fernando Pessoa e..., são incontornáveis...continuam tão vivos.

Uma noite tranquila

WOLKENGEDANKEN disse...

Obrigada pela visita.Teho uma sugeriencia de leitura para ti. Embora nao saiba se esta traduzido ao portugues. Se gostares de Nietzsche tens que apreciar.E de Irvin D. Yalom dm alemao é "und Nietzsche weinte" (= e Nietzsche chorou ) e um romance com o tema central de uma psicoterapia ficticia de Nietzsche feita por Breuer, que nao é tao conocido mas foi um dos precursores de Freud. O autor é um psicoterapeuta americano cpm vocacao de autor e escreveu mais de um livro interessante

almariada disse...

A Ofélia diz que o Fernando Pessoa era muito divertido...! ;) Mas os intelectuais gostam mais de o descrever como um homem sério para lhe dar mais... como direi... respeitabilidade...

Eu acho que ele escrevia também para se divertire algumas coisas são realmente brincadeiras! ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Entao um intelectual nao pose ser divertido ??! que tristeza :-)