quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

BILBAO 1 OU ERRADICAR PREJUIZOS

PREJUIZO NUMERO 1:
A IBERIA É UMA COMPANHIA AEREA COMO QUALQUER OUTRA

Falso !! É de longe a pior que vi ultimamente. Uma pessoa de mais de 1.60 não sabe que fazer com as suas pernas. Os assentos dão a impressão de serem emprestados dum museo e não se recebe nem um copo de agua gratis. Pode-se comprar umas sandes miseraveis (declaradas como alta cocinha) por perto de 10E. Os pilotos não dão a minima informação geográfica durante o vo .......

PREJUIZO NUMERO 2:
O AEROPORTO DE MADRID È UM CAOS

Falso !! E de facto gigante. E para chegar de uma terminal a outra há que tomar um metro. Mas tudo está muito bem indicado, até indica-se quanto tempo se precisa para chegar de um sitio a outro. Que asusta um pouco ver que se precisam 45 minutos para chegar a outra terminal quando ficam só 30 minutos para o embarque é outro tema :)) Mas nem uma pessoa sem nenhum sentido de orientação como eu seria capaz de não encontrar a sua porta de embarque.

PREJUIZO NUMERO 3:
OS ESPANHOIS NÃO TEM NEM CIVISMO, NEM AUTODISCIPLINA, NEM ORGANIZAÇÃO MINIMAMENTE EFICIENTE

Referente a Bilbao completamente falso !! Nunca teria pensado ver que em Espanha se respeita a prohibição de fumar em lugares publicos. Mas, sim senhor, respeita-se, e ao 100 %. !! Quem teria dito !!!
Lembro-me que há sete ou oito anos um colega espanhol que trabalhou um ano na minha escola ficou muito impressionado que em Viena se respeitava a prohibição de fumar no metro. Ele dizia que impossivel que na Espanha algum dia se pudesse chegar a tal situação......... Pois, olha, Antonio hoje a situação mudou, e dramaticamente !!

E os transportes publicos em Bilbao, fantasticos !!! Respeitam-se os horarios ao minuto, está tudo muito bem indicado, muito limpo. Pode-se ir sem problema ninhum e com muita comodidade em metro do centro de Bilbao até a praia.

E não é como no sul da Espanha ! Em Bilbao as pessoas são educadas, atenciosas .....

PREJUIZO NUMERO 4:
PARA ORELHAS CENTROEUROPEIAS OS ESPANHOIS FALAM TAO ALTO E FAZEM TANTO BARULHO QUE QUASE SE FICA SURDO


Bom, tudos os prejuizos não podem ser falsos :))

PREJUIZO NUMERO 5:
NAO SE ACONSELHA IR PARA O PAIS VASCO PORQUE HA MEDO DA ETA E UMA TENSAO PERMANENTE


Referente a Bilbao: falso !! Pelo contrario, tem um ambiente muito relajado e agradavel.

PREJUIZO NUMERO 6: OS VASCOS SAO MUITO FANATICOS E TUDOS FALAM EUSKERA:

Falso !! Deu-me trabalho ouvir algumas palavras de euskera que de facto como não fazia ideia como soa igual pode ter sido georgiano, usbeko ou sei lá, qualquer lingua que não reconheço. Naturalmente perguntei a varias pessoas porque não se ouvia falar euskera. Tudos dizeram que nas cidades com 40 anos de dictadura franquista e prohibição de utilizar a lingua perdiou-se a tradição, mas que no campo era diferente.....

Bom não vou seguir senão se terá a impressão que sou uma pessoa com muitissimos prejuizos o que - penso - não é verdade. Pelo menos não mais que outros :))

As impressões fotográficas seguirão quando tiver um pouco mais tempo.

9 comentários:

dona tela disse...

O que a senhora viaja... Quem me dera.

Muitos cumprimentos.

Storinha disse...

Ola! Estive a ler este teu post e concordo contigo em algumas coisas... também tinha uma opinião sobre os espanhóis que mudou radicalmente desde que estive nas Canárias no Verão passado. Fico à espera de ver as tuas fotos... :)
Aproveito para te dizer que tens um desafio no meu cantinho
Beijinhos

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola dona Tela ! Pois é o meu hobbie mais caro .... Mas tambem já viagei muito de estudante com mochila dormindo nos comboios e em sitios muito aventureiros :))

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Storinha ! Já vi o desafio e estou a pensar quais das minhas excentricidades posso publicar :))

mena maya disse...

Nada melhor que ver por perto para
destruir precoceitos!
Cá fico curiosa à espera das fotos!

Deixei-te umas dicas na resposta ao teu comentário na "Despalavra do Ano" no Menarazzi.

beijinhos

bettips disse...

Muito interessante, esta aproximação à Espanha e às suas especificidades.
Deves encontrar (eu não sei alemão) referência, no nome do artista em "Grafiek en tekeningen"
M.C. Escher-Gravura e Desenhos, edição da Tascen. Onde ele próprio diz:
"Divisão regular de superfície: esta é a fonte mais rica de inspiração de onde eu alguma vez bebi, e ela não está ainda seca.
...
Os Árabes eram mestres nesta arte. Eles decoraram, em especial em Alhambra, em Espanha, paredes e pavimentos com peças de majólica coloridas e congruentes, que foram ajustadas umas às outras de forma contínua. Que pena que a religião islâmica lhes proibisse a representação de imagens.
...".
Quanto à "liberdade das mulheres" como nós a imaginamos agora, no Ocidente, é tudo bem difícil de avaliar: ano passado foram mortas em Portugal mais de 40 mulheres, de violência doméstica. Não aprovo o regime islâmico nesse aspecto, acho sempre que a "integridade da pessoa" deve ser o fundamental, tanto no estado como na religião como na arte. Gostaria que houvesse maior abertura para as mulheres árabes e acredito que algumas a vão conquistando mas não por "imposição democrática do ocidente"...
Abçs

bettips disse...

Do outro comentário: tenho, por vezes, associações de ideias quase por mimetismo do olhar. E brotam as frases, metafóricas quase sempre e de múltiplos sentidos. Não sou capaz "de ir direita ao assunto" a menos que seja uma discussão concreta.
No caso das bandeiras versus esmola, referia-me não só aos milhões de bandeiras agitadas na tomada de posse de Barack Obama, e às grandes expectativas criadas, como às que se agitam por aqui, em período de pré-campanha. Aliás, parece que estamos sempre em "pré" de alguma coisa, porque a publicidade enganosa dos políticos na moda, é gritar o que dão e não o que tiram. E deviam ser julgados pelas promessas que fazem e não cumprem.
A massificação e os malabarismos da linguagem são incríveis: e eu vejo pouca televisão, parece-me que são sempre as mesmas caras e as mesmas incongruências.
Abçs

mena maya disse...

Aqui te mando o link da Deutsche Welle em português:

http://www.dw-world.de/dw/0,,607,00.html

Schönes Wochenende!!!

Bussi

mdsol disse...

Wolkengedankenzinha! Bem vinda!
Ainda bem que alguns dos teus preconceitos se desfizeram...

Beijinhos

:))