quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

E O AQUECIMENTO GLOBAL ????

Primeiro dia de aulas depois das ferias, a escola um frigorífico !!
Estudantes e sobre tudo professores a um passinho da revolução

"condições de trabalho inaceptaveis !! " .........
"Na sala 221 há uma temperatura de 17° !! " ........
"A turma X nega-se a tirar as botas, os casacos, as gorras e as luvas e tem perfeita razão" ......... etc. etc.

Até que apareceu o director e disse "queridos colegas, antes que voces me mandam uma delegação para me lynchar, convido a todos ao meu escritorio que deve ser o sitio mais frio de tuda a escola porque tenho lá 16°."

Apareceram os primeiros risos, a proposto de mandar os alunos para casa e organizar uma orgia para nos aquecer um pouco. O director disse que excelente ideia tambem para o espiritu de equipa, mas que tinha a sospeita que os estatutos dos funcionarios de estado estavam claramente em contra de tais "events". Explicou que a culpa era da nova empresa responsavel do nosso sistema de aquecimento que só tinha aberto o sistema ontem a noite o que com as temperaturas que temos actualmente era claramente tarde demais.....

A grande maioria de nos decidiu tomar a coisa com humor. Fuimos a dar aulas em sobretudos e luvas. O nosso directorzinho - o melhor director de escola deste planeta e de outros - organizou um vendedor de castanhas que se instalou no corredor diante da sala de professores e isso foi o ponto decisivo para dar a volta ao ambiente.

Quando sai da escola as 20h já tinhamos 20° na sala de professores - que somos muitos para aquecer :)) e então há esperança que em um ou dois dias se normalizará a situação.

A condição que os rusos voltam a abrir os canos de gas. Senão haverá mortos nas ruas e nas casas da Europa. Já houve alguns nos ultimos dias, na Polonia, na Bulgaria. Há paises do Pacto de Varsovia que tem o aquecimento de cidades inteiras basado em gas e actualmente as temperaturas na Europa Central são arcticas.

Pensando que em qualquer aula de principiantes de economia aprende-se que nunca se deve ficar dependiente de só um fornecer dum produto importante. Parece que os governos europeios precisariam dalgumas explicações em economia nacional ou já teria chegado um pouco de sentido comun ??

8 comentários:

paulo disse...

humm, que temperatura boa para se trabalhar, hein! boa sorte para os próximos dias!
abraços

Unknown disse...

... :)
Essa [a de 16º...] é a temperatura mais que normal nas nossas salas de aula, quando não baixa, em dias de Inverno...
Já estive em escolas mais frias, sem qualquer aquecimento, muito menos, central!...
... e eu sou friorenta!
Afinal, nem serei tanto!...
Os portugueses são avaros, no aquecimento. Talvez nos fique mais caro... Por isso, pareceria um luxo! [muito "catolicamente" condenável!].
.
[Beijo...@, em arrepio :)]

mdsol disse...

A um ar de já disse tudo! Ainda me recordo do frio que passei quando estava no colégio interna... Aquecimento nem vê-lo! Houve uma altura em que eu desmaiava bastante durante a Missa da manhã... [junta frio com o estômago vazio... (a Missa era antes do pequeno almoço)]
beijinhos
:))

WOLKENGEDANKEN disse...

Ah Paulo, parece que tu tambem tiveste um problema de aquecimento. abraco solidario entre pessoas provisoriamente comgeladas :))

WOLKENGEDANKEN disse...

Hmmm,que me perdoem as pessoas religiosas mas o meu preconceito de escolas relgiosas é exactamente isso: lugares frios e incomodos com indoctrinacao já antes do pequeno almoco :))

Mas, um Ar de, friorenta ?? aguentando salas de aulas com 16° ?? Tens qualidades de pinguino !! Eu, que nao me considero nada friorenta hoje fui para a escola em casaco de peles pelo caso de ainda nao ter os 23° acostumados.Mas tambem estavamos a -7° pela amanhá o que nao acontece em Portugal (embora nos ultimos dias .....)

O que acho estranho é que tantas pessoas que nao querem permitir-se "o luxo" dum aquecimento central depois utilizam duvidosos aquecedores electricos é em suma gastam muitissimo mais dinheiro sem nunca ter uma temperatura aceitavel nas suas casas.

E um tema do que poderia falar horas e ainda nem mencionei o frio que sempre passo tanto em Portugal como em Espanha ou outros paises do sul da Europa e do norte da Africa.E tudos dizem " mas tu que vens do norte como é que sempre tens frio ??"

almariada disse...

Olá Wolkengedanken! Com que então 16ºC é muito frio? Eh, eh, eh, eh! Duas boas camisolas de malha chegam...!

Em minha casa a temperatura anda pelos 9ºC. Faço lume na lareira ou ligo o aquecedor eléctrico e lá ao pé está-se bem :)

Quando vivi num país do norte da Europa percebi, finalmente!, os estrangeiros que em Portugal ou têm MUITO frio quando está frio ou andam de t-shirt embora esteja frio...

Nada como experimentar... :)

almariada disse...

Acho que o aquecimento global agora está no hemisfério sul... ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

9°??? Ayyyyy :))) Almariada, vamos ver a questao da temperatura e dos t-shirts :))

Entao quando ao meio dia há uma temperatura de,sei la, 25° nao é adequado andar em mangas cortos e chineles de praia ?? Nao é como em verao :)) Que depois as noites a temperatura baixe a 10° é uma conspiracao dos sudistas contra os pobres turistas que pensavam que estavam em verao ;)

Naturalmente que temos MUITO frio quando está frio porque nos falta a casinha quente.E um frio tanto fisico como psicologico :)) Temos a impressao de estar expostos aos intemperies sem proteccao nenhuma. Nao há o lar quente onde se pode andar descalcos e sem roupa independentemente da temperatura que está fora !!!

Olha, estou a brincar, mas tem um fundo de verdade: para mim 16° fora é uma temperatura mais o menos agradavel, mas dentro é muito frio. Vais dizer que é absurdo que 16 é 16 mas é e nao é..... porque com 16° dentro duma casa quando nao fazes movimento tens que por roupa quente e ter que por roupa quente dentro para um nordista é senhal de alarma ..... nao funcionam os sistemas de sobrevivencia ..... com temperaturas debaixo de zero de facto nao aguentas muito tempo .... E bem sabes que nao é exageracao, este inverno já houve muitos mortos até em paises como Italia.

Já é um comentario muito longo, mas acho o tema muito interessante !! Seria tambem fascinante seguir o pensamento de "um ar de" que o aquecimento é um "luxo catolicamente condenavel " ......