sábado, 31 de janeiro de 2009

A antitese da meditação budista é ............. o fado

Ontem estive numa casa de fado e ainda por cima numa com muito ambiente.........

Na meditação budista tenta-se analizar e racionalizar pensamentos e emoções, tenta-se chegar a ser dono ou dona da propria vida sem se deixar arrastrar por emoções, tenta-se aprender a encarar e até gozar situações tal e qual são e não como gostariamos que fossem. Tenta-se compreender e experimentar que o sofrimento só existe na cabeça e somos nos que podemos dar a volta e governar as nossas vidas ......

E depois o fado ....... é um banho de emoções, é deixar-se cair em oceanos de saudades e tristezas.... Tudos os textos de fados saiam do principio que é o nosso destino que nos arrastra e que não podemos decidir nada, que somos marionetas dum destino no melhor dos casos cego e no pior hostil.

Adoro o fado, mas não comparto a filosofia detrás. Estou firmemente convencida que nada está escrito, que o destino não existe que somos nos que criamos o caminho ao andar. Mas adoro o fado,,,,,,, abre alguma porta em mim onde enfecho o meu lado sentimental que não gosto de ensinar.... Posso chorar ao ouvir fados mas não é por tristeza é por pura emoção que as vezes acumulo sem ensinar a ninguém e como de alguma forma tem que manifestar-se ......E é uma boa maneira, ninguem pode pintar sempre :))
Há muitos anos estive numa casa de fado que tambem tinha muito ambiente e lembro que havia um homen que começou a chorar só ao ouvir o titulo do proximo fado que se ia cantar e eu pensei " aqui estou entre irmãos " :))

Ontem cantaram este fado muito conhecido que na esencia disse que depois de muitas más experiencias já não se quer acreditar em nada por muito bom que seja e termina em NÃO VOU. E eu, muito emocionada pensei EU SIM QUE VOU....... Talvez o segredo do fado seja que ao ouvir todas as desgraças do mundo pensamos que finalmente a propria vida não é nada má........

Seja como for, eu adoro o fado e practico meditação ......

PS: Os carros na marginal já estão a ser inundados e agora vou ir ver isso de mais perto. As lamentações as vezes fazem bem mas a meio prazo são um pouco monótonas. A vida sempre tem algo para oferecer, MAS E PRECISO IR .....

6 comentários:

mdsol disse...

Ir sempre! Mas pode-se meditar e curtir o fado... ou não?
beijinhos
:))

WOLKENGEDANKEN disse...

Claro que sim.Nao pertenco a uma secta ! Pode-se meditar e curtir qualquer coisa. Bom, algumas serao mais utiis que outras :))Mas eu tenho muitos hobbies "emocionais" :))

Anônimo disse...

Wolken....de novo em Carcavelos!!! Estou a ver que, dentro de dias, se vai repetir a história: piso as areias da praia e elas vão sussurrar-me que se lembram de ti...

...Sabes? Se tivesse sabido previamente que voltarias a Carcavelos, tinha-me atrevido a convidar-te para uma bica frente ao mar!!! Eu sei...eu sei...para ti, que me "viste" no teu blog pouco mais do que um par de vezes, eu sou uma "desconhecida". Já o contrário não é verdade: como te visito muitas vezes em silêncio, tenho a sensação de que te "conheço"! Mesmo assim...atrevia-me a convidar-te para uma bica! Afinal, um café à mesma mesa é a coisa mais simples do mundo, não sei porque é que nós, humanos, temos a mania de complicar tudo...lol

Antes de me ir, diz-me: a tua amiga com cancro, que ia iniciar tratamento, como está? Tudo a correr como se esperava?

Bom resto de estadia em Portugal.
Abraço para ti

Maria

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Maria !

Entao que é o que esperas para me convidar ou visitar ou encontrar :)) Ainda estou aqui tuda a semana e o proximo fim de semana.
No principio achei tambem que se precisava de muita coragem para encontrar uma pessoa desconhecida. Mas fiz em outubro uma experiencia muito boa com uma "bloguista" que encontrei e olha ontem estivemos no teatro e tambem almorcamos e jantamos juntas. Foi um dia muito bom !!

E verdade que nao sei nada de ti, mas isso pode mudar, nao é ?

Anônimo disse...

Olá Wolken!

Obrigada pela tua gentil resposta ao meu comentário. Vou responder-te directamente para o teu email (que tens no Perfil), uma vez que me disseste, uma vez, que o poderia fazer.

Até já! :-)

Maria

patrissya disse...

(peço desculpe pelo o meu portugues porque a minha lingua materna é o frances). estava a procura na net de algo sobre à relaçao entre o fado e a pratica da meditaçao e encontrei este blog.
A minha opinao é outra. Acho que o fado tem muito a ver com a meditaçao e o budhismo (isto é a minha opinao nao quer dizer que seja a realidade). Aprendi eu, na méditaçao a aceitar as minhas emoçoes, o sofrimento em vez de "tapar " tudo isso. Num budhismo é aceitado que o sofrimento faz parte da vida do ser humano e para min o fado faz sair sublinhar essas emoçoes. aceitar e tentar comprender as propias emocoes permiten ter mas"retrocesso" quando "elas cheguam."