quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cursos de desenho 7.07 - 19.07.2008

Como sou uma fã incondicional da formação continua e de (quase) todos os tipos de cursos, resolvi fazer duas semanas de cursos de desenho, nus e retratos.
Contrariamente aos ambientes que há num ateliê autentico onde pintei os ultimos dois anos nesta escola de arte o ambiente foi - não sei como dizer - poerento, seco, sem inspiração nenhuma. Sem querer insultar ninguem diria que tinha tanto encanto como uma reunião dum partido politico ultra-conservador sobre o tema "O tempora ! o mores ! "









Até alguns modelos teriam adormecido sem ler o jornal durante a pausa :-)



Tratava-se unicamente de reproduzir os modelos com mais exactitude possivel. Até o comentario do professor foi: " Expressão ? Isso tem a ver com arte e o que fazemos aqui são retratos, pela arte não sou responsavel."

Aha, bom. Infelizmente isso não é em absoluto o meu. Sendo uma pessoa normalmente muito controlada ( por educação não por natureza) adoro perder o controlo e é isso o que acontece quando alguém está inspirado.
Mas esforcei-me e fiz retratos realistas, e sim, em duas semanas aprendi coisas, não vou ser injusta, só que depois de algumas horas as linhas realistas aborreciam-me tanto que não resisti a tentação de fazer umas coisas assim:







:=)

Em suma: interiorizei alguma tecnica e tambem consegui divertir-me um pouco. E fico extremamente contente de voltar a encontrar em agosto os meus companheiros de pintura acostumados num atelie autentico ....

Beijinhos para Anne, Alexandra, Elisabeth e Hans !!!

14 comentários:

prafrente disse...

AhAhAhAh...tens uns desenhos muito engraçados.

Podes não ter gostado do ambiente mas aprendeste algo diferente. Admiro esse teu espírito sedento de formação contínua.De uma maneira geral os portugueses não têm esse espírito...infelizmente...

Em Portugal dá-se muito valor ao futebol e pouco á cultura.

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola prafrente ! Obrigada pelas flores :-)

Acho que o futebol tambem faz parte da cultura. Mas claro,só dormir, comer, trabalhar, sexo e futebol é limitar-se muito. E é uma pena que efectivamente muitas pessoas nao se interessam por estrictamente nada ou so
pelas coisas que ja fizeram os bisavos (e já os bisavos estavam muito aborrecidos com a sua vida :-) ) O mundo tem tanto mais coisas para oferecer. Mas enfim, cada um a sua maneira.... Pela minha parte tenho a intencao de seguir a aprender coisas novas até o dia da minha morte, e nao por obrigacao, só porque adoro !

mdsol disse...

Que post bom de ver e ler! Irónico e sensível. A revelar uma pessoa inconformada. Gosto. Gostei de ler!

Mereces, porque o teu português é (quase) perfeito, que te corrija o seguinte:
"Cursos de Desenho"
"Até alguns modelos teriam adormecido ..."
"...com o máximo de naturalismo (naturalidade? naturalismo pode ser um termo específico da pintura, não sei)possível"
"... não por natureza"
"alguém"

"Resumindo" ou "Em suma"

E gostei dos teus desenhos... Eu não sou capaz de desenhar nada! Tenho até uma história engraçada que um dia poderei contar...

:)))

WOLKENGEDANKEN disse...

Boa noite Sol !

Obrigada pelas correcoes e os mimos. Sempre bemvindos :-)
Com "naturalismo" queria dizer "representar as coisas do forma mais perta possivel da realidade" ou seja o maximo desta forma de representacao seria o fotorealismo.

E verdade, as vezes sou muito inconformada. O que já me trouxe grandes momentos e muitos problemas.Enfim, tu deves saber algo disso tambem.

E fico na espera da tua historia sobre desenho

mdsol disse...

estou a rir-me...
é impressionante como daí de longe tu me percebes!
nota-se assim tanto que, à minha maneira, também sou inconformada?
claro que traz muitos dissabores. este mundo está mais receptivo aos "conformadinhos"
beijos

(depois, um dia, conto a história do meu desenho)

WOLKENGEDANKEN disse...

E verdade que sou geralmente muito empatica com as pessoas que gosto e fico sorprendida mas contente que parece que isso funciona tambem por internet :-)

Mas a intuicao sempre tem uma base. Uma dica: nao dizes na descripcao do teu blogue entre as linhas " eu faco um blog porque quero !! e quem acha que nao tem utilidade nenhuma, pois, que se dedica aos seus proprios assuntos !!!!

José Manuel Dias disse...

Aprendemos lendo o que escreves...Obrigado.

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola José Manuel !

Obrigada ! Que simpatico !

Mr. Lynch disse...

Wolkengedanken;
Felizmente na SNBA as aulas são mais inspiradoras. Rígidas, mas entusiasmantes!
A aprendizagem e formação é sempre importante. O desenho é uma grande ajuda para a pintura. Diria que é mesmo um pilar.

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola mr Lynch: é verdade: o desenho é o pilar racional da pintura. E,claro, o desenho "exacto" tambem tem o seu encanto. Quando conseguires interiorizar o objecto que queres desenhar .... Mas para mim é dificil quando o modelo é uma pessoa que nao me disse absolutamente nada, que sempre tem mais o menos a mesma postura e a mesma expressao e o ambiente é tao inspirador como por exemplo numa fabrica de sanitas ..... Mas sei que é muito util e é por isso que faco ...

WOLKENGEDANKEN disse...

mr.Lynch: estilo telegrafico: SNBA ? A ver se alguma vez faco um curso ali

Mr. Lynch disse...

Wolkengedanken;
Desculpa... Às vezes tenho a ideia que toda a gente conhece a SNBA...
Sociedade Nacional de Belas Artes.
:-)

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Anonimo ! Qual é o teu nome ???