domingo, 31 de agosto de 2008

CONVERSA BUDISTA COM JOSE-CARLOS - 2 -

Filosofia ou religião ? No fondo é uma questão puramente teórica, académica sobre que se pode debater ad infinitum ....... No fondo provavelmente podem-se defender as duas afirmacões..... E no fondo para mi tanto faz .......

Não sou uma pessoa religiosa nem ando a procura duma religião, mas se tivesse que aceitar uma religião para encontrar uma forma de pensar e sobre tudo de viver tão evidente, tão lógica, tão sabia, tão humanista, tão universal, tão alegre, tão útil para lidar com a vida diaria e correspondendo tanto a minha forma de ser, pois tambem aceitaria que fosse uma religião segundo a definição geralmente aceitada do termo. Segundo a tua
definição basada no significado de "religare" de todas as formas não vejo problema nenhum porque a ligação entre todos os seres é dos principios básicos do budismo (para não dizer dogmas :)) palavra que detesto )

De momento os aspectos mais convincentes para mim são:

como já mencionado, a enorme "utilidade" do principio de "atenção" na vida diaria. E imensamente relaxante deixar de ter a cabeça sempre ou no passado ou no futuro, concentrar-se no presente e gozar do que se está a fazer que seja o que for: cortar legumes, fazer amor, formular uma nova teoria sobre a origem do universo, pouco importa .......... A concentração no presente da mais brilho à vida !
Mais, claro, não há que confundir esta forma mais consciente de viver com deixar-se levar pelo "destino" e negar-se a tomar decisões !! E preciso fazer o seu melhor para tentar obter o desejado, só que se não obtivermos o resultado desejado, pois soltar e relaxar-se. Quem sabe se não é melhor não obter o que queriamos.

E o segundo aspecto que é uma verdadeira revelação para mim é o que aprendo durante a meditação. Sei que é impossivel compreender sem ter experimentado, mas há uma fantástica dignidade em aceitar com carinho a propria forma de ser, de pensar e de sentir ......

Antes de experimentar eu mesma teria dito que isso é qualquer exaltação esotérica para pessoas que precisam de fugir do mundo porque não tem capacidades de encarar as realidades da vida. Mas pelo contrario é a forma mais cruda e directa de encarar a vida e sobre todo de encarar a propria pessoa..... É olhar-se num espelho à luz mais clara do dia, mas com carinho e compreensão ..........

Não vou pretender que já consigo pôr em practica todo isso todos os dias. Tu sabes, Zé Carlos, que não é facil ! Em algumas situações já consegui, em outras não ....... Mas vejo o caminho !

Actualmente estou com uma questão muito filosofica é de facto impossivel de resolver:
Imagina: estás sentado numa meditação, tentas deixar passar os pensamentos e concentrar-te na respiração, e outra vez escapam-se os pensamentos e encontras-te na imaginação em outro sitio e/ou outro tempo... e voltas à respiração etc, etc. Então a questão epinosa, de facto impossivel a resolver é:
TU QUEM ES, A PESSOA QUE DEIXA "VIAJAR" OS PENSAMENTOS OU A PESSOA QUE TENTA DISCIPLINA-LOS ???

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ULTIMOS DIAS DE FERIAS

Naturalmente ninguém pode queixar-se do final das ferias quando duraram 9 semanas. Longe de mim !

A conhecida situação ao final de ferias, sem mais comentarios ;))

Nesta última semana de Agosto já trabalharam o director da minha escola, a administradora e as secretarias. Os professores e estudantes começam na primeira segunda-feira de Septembro. Como este ano o dia 1 é segunda-feira, conspiração do calendario com o ministerio ......
Já toda a semana chegaram e-mails da escola, do ministerio, dos estudantes. Terminou a situação em que o a conta de e-mail é um sitio privado onde se pode ir ou não e o computador volta a se transformar num instrumento de trabalho. Já ligaram alguns colegas e não só para contar as aventuras do verão.
E preciso lembrar-se que existe um objeto odioso chamado "despertador" que produz uns barulhos dissonantes no meio da noite. A foto representa um sonho irrealizavel....... E é uma prova do facto que ainda tenho tempo para me dedicar a tirar fotos dessas :)

De facto a unica coisa que verdadeiramente detesto na minha vida profissional são os horarios da manha que vão orientados segundo o ritmo biológico de galinhas........ a primeira hora começa as 7h40, imaginam a que hora é preciso levantar-se só para chegar 3o segundos antes do começo da aula....

Eu de facto passo sempre quase tudo o mes de Junho nos joelhos diante das colegas que fazem os horarios para o próximo ano lectivo a pedir que "por favor, não quero primeiras horas " . E ha que dizer que as segundas horas que começam as 8h30 ainda são horrorosas para mim sobre tudo ao ter as últimas da escola de noite que terminam as 21h30.

E já começam as queixas !!!! se em realidade estou muito contente de ver os meus colegas e estudantes.

CONVERSA COM O TRANSDISCIPLINAR JOSE CARLOS - DISCUSÃO ABERTA A TODOS E TODAS - 1 -

Em lugar de fazer comentarios em diversos blogs escrevo aqui, está bem ?

O encontro com este "primeiro lama da minha vida" :) (O próximo está planificado para abril) não foi um encontro pessoal. Sabes, por causa da minha historia o meu desejo de gurus, mestres e demais pessoas que pretendem dizer-me qual o caminho para seguir é nulo. Por outro lado sinto-me muito atraida pela filosofia budista. Sob o meu ponto de vista a solução ideal para esse dilema é encontrar o meu proprio caminho e que esse caminho for "dentro do sistema".

Pela minha enorme sorpresa - e é uma sorpresa imensamente agradável -exactamente isso acontece. Aceitar essos principios de compaixão, de procura de sabedoria e de alegria de viver não é para mim aceitar principios alheios que alguem me quer impor e que não poderia aceitar, mas é pelo contrario poder ser eu mesma, como sou de natureza sem necessidade de fazer qualquer coisa para agradar a quem seja.

Por tudo isso sinto-me actualmente no mundo como um peixe na agua. Não por não ter problema pessoal ninhum, nem por não ver a péssima situação económica, social, ecológica neste planeta, mas simplesmente por sentir profundamente que estou onde devo de estar, que este mundo e também o meu e que sou capaz de lidar com o que pode acontecer tentando tirar o maior proveito possivel de qualquer situação por mais negativa que possa aparecer.

Naturalmente essa é apenas uma "declaração geral". Há tantissimas coisas mais para dizer, mas não há pressa, não achas ?

"O libro tibetano da vida e da morte" ? Pois, olha o que tenho aqui !

Uma companheira falou-me deste libro noutro dia e disse que era fantastico só que ela não conseguia ler mais de mais o menos 10 paginas duma vez porque é preciso digerir a informação. Como tem 500 paginas, pois parece que será um projecto a longo prazo :)

E agora naturalmente quero ouvir de ti o que a filosofia budista representa para ti !

Esta vez os acentos o tildes que faltam não é por perguiça, é por erro por isso agradeço correcções :)

Mas para ser positiva não vou dizer que estou avergonhada de escrever em português o estilo duma menina de 12 anos vou dizer que estou orgulhosa de conseguir escrever um texto sobre um tema complicado com um vocabulario e umas estructuras linguisticas básicas.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O MEU PRIMEIRO LAMA TIBETANO



O titulo da conferencia foi
"viver e morrer com sentido e em dignidade".
E a dignidade foi uma das caracteristicas desse homem. A dignidade, a amabilidade, a alegria, a inteligencia e depois algo dificil de descrever sobre tudo numa lingua que nao se domina bem: era a forma de "repousar em si mesmo" ( a ver amigo Transdisciplinar se podes ajudar-me com outra expressao, por favor !) Parecia firme como uma rocha em meio duma grande tempestade, parecia completamente equilibrado a correr numa corda em movimento. Mas falava, gesticulava, ria muito ... um homem vivo nao um monumento de qualquer coisa ....

E só duas frases suas para reflectir:
"Quem está bem preparado para a vida tambem está bem preparado para a morte"
"E só pela experiencia que o conhecimento transforma-se em sabedoria"

NOVA FOTO - 2 -

Essa nao ficou muito tempo !


A nova representa uma obra de Ikebana - free style.

sábado, 23 de agosto de 2008

MAIS PO --> AUMENTO DA QUALIDADE DE VIDA DOS PORTUGUESES E SOBRE TUDO DAS PORTUGUESAS


Portuguesas são as que mais sentem tensões na relação trabalho família

Maio 04 @ 13:25:36 CEST por Amaral

As mulheres portuguesas são, numa análise comparativa com sete países europeus, aquelas que apresentam níveis de stress mais elevado na relação entre trabalho e família. Motivo: o grande número de horas que dedicam à profissão e à família. E o stress familiar é tanto maior quanto mais baixo é o nível de escolaridade e maior o número de crianças em casa.

A conclusão está contida no livro Família e Género em Portugal e na Europa, do Instituto de Ciências Sociais. A explicação adiantada ao PÚBLICO por Karin Wall é simples: uma mulher portuguesa que exerce uma profissão não qualificada gasta 22 horas por semana em tarefas como cuidar da roupa, cozinhar e limpar a casa. Entre as profissionais qualificadas, as tarefas domésticas já só ocupam entre 12 e 15 horas por semana. Mas continuam, ainda assim, acima dos níveis apresentados pela Suécia, por exemplo, país com taxas de actividade feminina igualmente elevadas.

Leitura: "Nos países do Sul da Europa, há mais brio em redor da limpeza, enquanto para uma sueca essas tarefas são menos importantes, até porque é um trabalho não pago", sublinha Sofia Aboim, para se referir depois à ambivalência portuguesa nesta matéria: "As mulheres acham que podem e devem trabalhar fora de casa mas depois subsiste um modelo de feminilidade muito ligado ao doméstico".

E, apesar de, como refere Karin Wall, haver cada vez mais portugueses a partilhar as tarefas domésticas em pé de igualdade com as mulheres, estas vão continuar sobrecarregadas. "As mulheres adaptaram-se mais rapidamente ao mercado de trabalho do que os homens à nova vida privada", sublinha Wall.


Nao salta aos olhos a solucao: limpar menos e ter mais tempo para outras coisas . Até atrevo-me mencionar que algunas mulheres portuguesas poderiam eventualmente ter o desejo de dedicar algum tempo livre a actividades fora do ambito familiar :))

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

NOVA FOTO - 1 -

Como a vida é um rio que nao para nunca mas que muda continuadamente acho que as fotos da cabeça do meu blog tem que mudar tambem .....

Essa representa um banco no porto de Saint Malo na França. Metaforicamente representa a natureza que nos protege. De que ? Pois, que cada um opine do que quer ser protegido :-)

Que na vida todo muda e nada permanece é um facto que aceito, mas que as vezes não me anima muito e por isso aqui fica a foto anterior :)) com tres mais, tomadas num casamento



criatura rara em fato formal que apareciou na árvore. Parece-se só ligeramente as caricaturas que os jornalistas contemporáneos de Darwin publicaram :)


flores durante o casamento


e flores depois do casamento.


PS: Terão notado que me esforcei e pus acentos e tildes !!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Propaganda turistica - verdadeiramente ultima parte prometido !

Disse o Antonio - e com muita razao - que quem nao conheca a Austria nao pode saber onde se encontra o Salzkammergut. Por isso fui a procura dum mapa. E quem teria dito que é tao dificil encontrar algo minimamente adecuado. Pois o melhor que encontrei - e na verdade nao é muito bom - é esse:

A regiao do Salzkammergut encontra-se no norte de Salzburg e no sul-oeste de Oberösterreich

A Austria é um pais de organizacao federal como os Estados Unidos de America, só um pouquinho mais pequeno :-) em superficie, claro, só em superficie :-)) e as cores diferentes representam os "paises federais". A cidade de Viena onde vive 1/4 de toda a poblacao do pais tambem é um "pais federal"

domingo, 17 de agosto de 2008

VERDADES QUE NINGUEM QUER SABER - 4

Obrigada a "sai-te daqui" pela traducao portuguesa:

BERTOLT BRECHT :
Do rio que tudo arrasta se diz que é violento.
Mas ninguem diz violentas as margens que o comprimen

Bertolt Brecht:
"Von einem Fluß, der alles mitreißt, sagt man, er sei gewalttätig - aber niemand nennt gewalttätig die Ufer, die ihn beengen"

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Salzkammergut- ultima parte

Normalmente quando vir este tipo de musica, sinto a vontade de fugir. Mas
no autentico escenario aguentava-se









E de todas as formas era todo folklore:



Tambem nao sou grande fa do barroco (excepto no estilo de vida :-) ). Mas vi obras de grandes mestres do arte barroco.






Que teria preferido ver só a arquitetura gotica sem barroco é outro tema:




Da grande arte a pequena. O Salzkammergut é uma regiao poblada desde o Neolitico e sempre foi um centro de ceramicas. No mercado de ceramicas deixamos muito dinheiro ....


Essos bichinhos sao para o jardim. Olha, MDSOL talvez as tuas plantas apreciem um bichinho assim ?!



Dos olhos as orelhas: practicamente cada noite havia um fogo de artificios





E sempre mais um lago bonito:


Esse o Wolfgangsee tem uma cor espectacular. Nao esta fotografiado com filtro é mesmo assim de verde:













E sempre mais um caminho para andar:







E sempre o sol. Nao sou de nenhuma maneira uma planta tropical e prefiro o sol em variacao moderada:












E para terminar isso foi o nosso nobre domicilio no antigo convento com o patio de ambiente milenario.....




quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Schafberg 2

Como nao quero perder tempo a descubrir como se podem postar mais de 4 fotos duma vez no meu portatil, pois vao de 4 em 4 . Preguica, já sei, mas estou de ferias ...




vegetacao de "altura"




Tirei umas fotos muito engracadas de algumas pessoas ao subir a montanha, mas eles ameacaram lynchar-me cada um pessoalmente se as publicasse na internet e como gosto muito da vida ....

COMENTARIO INTERCULTURAL:

A montanha é um aspecto muito importante em nossa cultura. Até existe o termo de "companheiro de montanha" que designa uma pessoa de tanta confianca que se pode por a vida entre as suas maos. De facto quando um grupo de pessoas va escalar montanhas a serio (nao uma colina de 2000m ) a vida de cada um depende dos outros.

Nao sei se as recentes noticias das mortes de montanhistas em varias montanhas do Himalaya chamaram a atencao em Portugal, provavelmente nao, mas na Austria foi um tema das media muito grande porque naturalmente em todos os grupos havia austriacos ou tiroleses que teem nacionalidade italiana mas pertencem a mesma cultura que os tiroleses austriacos.

Parece que os portugueses já se curaram das "chamadas do mar" , mas os austriacos ainda nao se curaram das "chamadas" da montanha. Ou seja quando "a montanha chama" alguns individuos de muito boa forma fisica e - na minha opiniao - de mente temporariamente disturbada :-) - desaparecem em direccao de montanhas verdadeiramente altas com o sem equipo de oxigenio, e, bom , alguns voltam, outros nao .....

SCHAFBERG 1

Mais propaganda turistica :-))

O comboio no que se pode subir grande parte desta montanha que tem um pouco menos de 2000m :

o resto do caminho a pé ..... Ufffff ...... Como sou filha dum povo alpino que vou fazer ??!!


Valeu a pena porque tem uma vista verdadeiramente espectacular sobre 7 lagos e um panorama de montanha impressionante



terça-feira, 5 de agosto de 2008

EXPERIENCIA PRACTICA DA MEDITACAO -1 -

O seguinte comentario do LuCe e uma propria vivencia sao o motivo deste post:

Primeiro o comentario:

LuCe hat gesagt...
Com alguns anos de prática intermitente de meditação e/ou ioga consigo perceber muitas das coisas. Neste momento estou sem fazer nenhuma das coisas regularmente (e devia fazê-lo com regularidade).Algumas experiências na meditação podem ser maravilhosas, mas também assustadoras. "Here open the gates of Heaven, here open the gates of Hell" - são exactamente as mesmas portas.Muitas vezes parece-me que quem chega a determinadas experiências, já não pode voltar atrás. Quanto mais resiste, mais duros são os testes que à frente lhe aparecem.

Concordo plenamente, as portas do paraiso e do inferno sao as mesmas. Segundo a filosofia budista é absolutamente logico porque o paraiso e o inferno só existem nas nossas mentes.

Levo só 5 meses a praticar meditacao com alguma regularidade. No principio foi tudo bonito e facil. Dava-me mais concentracao e calma, conheci a pessoas que aprecio muito porque sao autenticos e vivem as suas conviccoes.

Actualmente estou a estudar Lojong e a pratica de Tonglen. Nao vou dar largas explicacoes porque sao coias que é preciso experientar. Só o basico:

A filosofia budista dice que existem tres venenos :
a cobica (querer ter mais, e mais e mais, ter a impressao de precisar encontrar uma solucao, tudo tipo de adiccoes )
a agressao (violencia, raiva, odio, negatividade de tudo tipo e uma larga lista de irritaoes)
e a ignorancia.

Bom, até aqui nao é complicado

Agora a practica Tonglen afirma que nem se deve reprimir estas emocoes, nem se deve distrair-se delas (concentrando-se noutra coisa, conversando, lendo, ouvindo musica etc....) nem se deve reagir ( gritar, agredir, culpar outras pessoas, revivendo e analizando x vezes a mesma cena ...... ) O que é preciso fazer é deixar existir a emocao, até entrar nela no maximo e tentar transforma-la em energia positiva. E desta maneira - segundo a teoria - algun dia chegariamos a nos libertar do sofrimento.

Practico isso já algum tempo todos os dias e vivo que a practica é extremamente dificil, desconcertante e dolorosa. Comeca-se como qualquer meditacao deixando passar os pensamentos sem reflectir e depois entrando no primeiro "veneno" que aparece. Pois ontem, cheguei nas portas do inferno, foi uma emocao gigante que me inundiou de tristeza, de ansiedade, de soledao ..... quase nao aguentei ficar sentada e nao fazer nada. Senti-me como sozinha no espaco sem ar nem terra e nada e ninguem para se agarrar.

E segundo a practica Tonglen é bom e inevitavel passar por esse sentimento horrivel porque é o primeiro passo para se libertar do sofrimento.

Eu, de qualquer maneira estava sentada as 11 da noite a beira dum lago muito bonito com um panorama de montanhas fantastico a chorar como uma crianca abandonada. E senti-me exactamente assim, como uma crianca abandonada. Existem os telemoveis e pensei um momento ligar para alguiem que conhece esta experiencia. Mas nao fiz, decidi ir mais longe, Foi duro, duro, duro. Nao fiz nada para tentar distrair-me deste sentimento de soledao completa. Quem nao experimentou nao pode compreender como é sentir-se tudo aberta sem proteccao nenhuma emfrente de tudo o universo .... Mais depois durante um momento , só um momento, as portas do paraiso estavam abertas e senti o espaco e a liberdade e senti-me uma parte do universo sem ansiedade nenhuma e sem a necesidade de me agarrar a alguem porque tinha a forca de encarar a vida sem armacao nem mascara.

Nao, nao estava bebeda ou numa viagem de LSD ou algo parecido e hesito muito em publicar este texto porque para alguem que nao practica meditacao pode parecer muito estranho, mas finalmente porque nao, foi uma vivencia absolutamente autentica .....

Concordo com LuCe que nao se pode voltar atrás, más a verdade tambem nao queria. A luz é muito tentadora ....

sábado, 2 de agosto de 2008

Mondsee- Salzkammergut

Há uma eternidade que nao passei ferias "em casa" ou seja na Austria. E .....que me perdoem os meus amigos espanhois, portugueses, italianos, gregos, turcos....... mas o "factor descanso" que oferecem aqui nao há nas costas mediterraneas , nem o ambiente limpo (a agua dos lagos tem qualidade de agua potavel), nem a tranquilidade, nem a qualidade de vida.

A plaza central de Mondsee















A Camera Municipal de Sankt Gilgen














O nosso hotel. Vista do segundo andar do meu "quarto". E um convento do seculo VII transformado em castelo e depois em hotel. E um alojamento fantastico de cinco estrelas com muralhas de1300 anos que conservam muito ambiente, muita energia positiva....










Posted by PicasaO lago Mondsee. Um de muitos lagos entre montanhas e florestas. Esta a cinco minutos a pe do hotel. Tem vistas espectaculares com as montanhas omnipresentes .....

Tem só um defeito , só um, e em realidade nao é um defeito, só para mim ...... o amor é o amor e o problema é que nenhum destos lagos é o meu querido Atlantico. Aqui é calma, tranquilo, seguro, rico, bonito, elegante, variado, um dorado de cultura e de paisagem, mas ........ nao tem a energia das marés, nem o carinho dos golfinhos. Que pena que nao seja possivel tomar o melhor de varios mundos é construir algo novo ......