quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Propaganda turistica - verdadeiramente ultima parte prometido !

Disse o Antonio - e com muita razao - que quem nao conheca a Austria nao pode saber onde se encontra o Salzkammergut. Por isso fui a procura dum mapa. E quem teria dito que é tao dificil encontrar algo minimamente adecuado. Pois o melhor que encontrei - e na verdade nao é muito bom - é esse:

A regiao do Salzkammergut encontra-se no norte de Salzburg e no sul-oeste de Oberösterreich

A Austria é um pais de organizacao federal como os Estados Unidos de America, só um pouquinho mais pequeno :-) em superficie, claro, só em superficie :-)) e as cores diferentes representam os "paises federais". A cidade de Viena onde vive 1/4 de toda a poblacao do pais tambem é um "pais federal"

17 comentários:

almariada disse...

O mapa foi boa ideia. Portanto quando eu atravessei a Áustria vinha de Bratislava, passei por Viena e continuei para a Alemanha. Não era eu que ía a conduzir - não tenho carta - e sou um bocado despistada... lembro-me que havia montanhas e eu pensava que eram as montanhas da Heidi... - agora já sei que não... mas era divertido pensar isso ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Eram as montanhas de outra Heidi cuja historia ninguem escreviu :)

almariada disse...

Porque é que o teu comentário me comoveu e me trouxe lágrimas aos olhos?!

Aqui há tempos a minha filha descobriu num site sobre celtas que a minha árvore é um salgueiro chorão :) e ficou mais descansada (e eu também) em relação a esta coisa de me pôr a chorar sem saber porquê...

Gnóstico disse...

E faz sentido a divisão administrativa em tantas zonas para uma região já de si pequena? É por tradição histórica?

WOLKENGEDANKEN disse...

Almariada: eu nao acredito nos horoscopios nem celtas nem outros mas sei o que é uma pessoa emocional !! As vezes é dicifil lidar com esta emocionalidade e em algunas culturas é mais dificil que em outras !!

Mas eu cheguei a considerar que aparte de complicar a vida é uma grande riqueza: podem-se ver e sentir mais coisas que outras pessoas e a chatice de se sentir emocionada por todo e por nada está mais que compensada pela facultade de se sentir tambem muito muito feliz por todo e por nada, porque as pessoas mais secas nunca chegam a tantas alturas de emocao nem pelo negativo nem pelo positivo.

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Gnostico: a estructura federal administrativa, politica, social ... e das poucas coisas em que estao de acordo todos os partidos politicos na Austria:)) Por um lado tem motivos historicos: a Austria sempre foi e ainda é um estado multietnico e por outro lado é de facto um sistema muito mais flexivel que um estado centralista.

Mas o nosso sistema em realidade nao é rigurosamente federalista porque o governo central tem muitas competencias por exemplo a competencia da educacao primaria e das provinvias mas a competencia da educacao secundaria e do estado. Esta "selva" de competencias as vezes produce situacoes complicadas e/ou grotescas. Mas a isso estamos acostumados :))

almariada disse...

Pois ;) eu também não acredito em horóscopos mas estou sempre pronta a acreditar provisoriamente em qualquer coisa ;)

é o outro lado de estar sempre a duvidar de tudo :)

e gostei da ideia de ser um salgueiro chorão :)

também não posso provar que o não seja, não é? ;)

almariada disse...

as alturas de emoção são assim como as montanhas e os vales, não é?

talvez seja em busca delas que os alpinistas sobem montanhas...

e as pessoas que as sentem não as compreendem...

parece-te uma boa teoria? ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Pois sim, tambem nao se pode probar que nao sejamos todos qualquer tipo de arvore, de numero, de signo do zodiaco, de animal chines etc.... E as vezes quando as descripcoes sao positivas porque nao acreditar um momento nesses disparates que talvez nao sejam disparates, la sei eu :))

Entao a tua teoria é que pessoas emocionais que encontram montanhas e vales em cada esquina nao precisam de escalar montanhas para encontrar emocao ? Si é isso, concordo plenamente !!! Eu por exemplo nunca vou a procura de emocoes. No contrario as vezes fico muito contente quando as grandes emocoes que sejam positivas ou negativas esquecem-se de mim um dia ou dois :)) e para isso que practico meditacao budista !

almariada disse...

É isso mesmo! Vinha aqui clarificar a última frase do último comentário, que não ficou nada bem escrita. Devia ser assim:

"e as pessoas que sentem as emoções não compreendem as que vão à procura delas..."

Fico contente por teres compreendido tão bem o que estava tão mal explicado ;)

Já agora "lá sei eu" é muito giro ;) mas em português dizemos "sei lá eu"...

pois é, mesmo quando as descrições não são positivas também acho que se pode considerar a possibilidade, pelo menos durante um bocadinho... nunca se sabe... ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Obrigada ! Entao "SEI LA EU" .Como de todas as formas nao sei como corregir os comentarios a outra versao fica para a cronica do meu aprendizagem de portugues :)

almariada disse...

pensando bem é mais comum dizer "eu sei lá"...

como sabes baralho-me facilmente ;)

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Almariada !
Entao ficamos en SEI LA :)) Já expressa muito bem o que se quer dizer ....
despistada ? baralhada ? Nao vejo isso.... Tens que ser mais amavel contigo mesma :))

QZ disse...

Que vontade de ir à Áustria! Deve ser um país fantástico.

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Luce ! Francamente acho que há muitos paises muito piores que a Austria. Mas tambem tem os seus "abismos" politicos e sociais.
Olha, eu tambem gostaria de visitar os Acores. Entao algun dia trocamos de casas e temos os dois uma residencia de ferias gratuita :))

QZ disse...

Boa! Agora só me falta conhecer alguém que viva na Nova Zelândia eheh

WOLKENGEDANKEN disse...

E porque nao ? A serio, muitas pessoas visitam assim sitios mais o menos do outro lado do mundo :)