quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Resultado desastroso das elecçoes legislativas na Austria

Os dois partidos da direita ("neonazis" na imprensa sensacionalista internacional, o que é um pouco exagerado) obtiveram respectivamente 18 e 11% dos votos.

Não pretendo fazer longos comentarios políticos. O facto é que o governo anterior, coligação de socialdemócratas (=ezquerda) e conservadores em 18 meses não foi capaz de governar. Os dois lados só estavam ocupados a frear-se mutuamente com o resultado que o pais ficou profundamente frustrado por uma situação de estancamento absoluto em que nada foi possivel. Predominou a impressão que o governo ocupava os seus dias a discutir e insultar-se e sem fazer absolutamente nada mais

Quem aproveitou esta situação foi naturalmente a direita. Admirem os dois individuos lideres destos partidos. E só olhar e já sabe-se tudo !!

Foi um voto muito, muito dificil. Absolutamente ninguem, do lado politico que fosse, tinha ficado satisfeito com o governo anterior. Foi de facto uma comedia de mal gosto.

Então votar em quem ???? Nos socialdemócratas ou nos conservadores para agradecer a situação que criaram ??!! Na direita para protestar ??!! Nos verdes que nunca tem suficientes votos para chegar ao governo ??!! Nalgum partido exótico que não conseguirá nem um diputado ??!! Abster-se do voto ??!! votar em branco ??!!

Eu, que sempre voto e nunca votei em branco, pois decidi-me no último momento já com o boletim de voto na mão; e seguramente nao fui a única.

Bom, o resultado francamente é uma vergonha para o pais, mas enfim há o que há.

Pessoalmente penso que a grande maioria das pessoas que votam neste tipo de partido tem mais medo do mundo e da vida do que o mundo pode ter deles !!! São principalmente o que em alemão chamamos "perdedores da globalização " ou seja pessoas com má ou nenhuma formação profissional, pessoas que por multiples motivos ficaram ao borde do caminho....... e é dificil ser pobre numa sociedade rica, até se a pobreza é muito relativa .....

Então mensagens absurdos como querer sair da União Europeia ou não deixar entrar mais extrangeiros etc encontram seguidores ......Nestas terras o medo do futuro, a falta de inteligencia e de formação, a mais minima insegurança económica sempre fazem virar as pessoas pela direita como se essa tivesse qualquer coisa para lhes oferecer, excepto demagogia !!!

E finalmente para alegrar um pouco a coisa podem admirar o resultado de ter um olho na televisão para seguir os pronosticos dos resultados das elecções, outro no computador para escrever alguma coisa e só o terceiro no forno.

Bom apetite :((
Felizmente que há restaurantes abertos num día de elecções !

13 comentários:

mena maya disse...

Se fosse só para protestar que tivessem votado na extrema direita, não deixaria de ser péssimo, mas o mais assustador é que, segundo li, foram os jovens, pela primeira vez já a partir dos 16 anos, que mais votaram nesses 2 partidos.

Aqui sofremos do mesmo mal:-(!
Na eleições autárquicas em Brandenburg os 2 partidos de extrema direita entraram para 15 Câmaras Municipais!!!!

Estes partidos aproveitam-se da ignorância e do medo das pessoas!
Infelizmente a história repete-se...

Um abraço

almariada disse...

O que diria o dr. Freud deste lapso: "os deus individuos" eh, eh, eh! :)

Vou tentar saber o que dizem os jornais portugueses sobre isto. A Áustria tem tão má fama que quando fui a Viena fiquei surpreendida por ser uma cidade tão pacífica e com tanta arte na rua - ao contrário de Amsterdão que goza da fama de ser uma cidade muito tolerante e onde vi muitos polícias...

Tudo bom para ti.

WOLKENGEDANKEN disse...

Mena: E isso mesmo o medo e a ignorancia !!Nao acho que se repete a historia.Penso que com um trtabalho serio da parte dos partidos "normais" pode-se "recuperar" uma grande parte destas pessoas.

E que houve muitos factores complicados nestas eleccoes.Os partidos da direita como nao precisam de se preocupar pela logica e seriedade das suas declaracoes "ocuparam-se" muito dos jovens. O horrivel Strache apareceu tanto nas residencias de ancianos como nas discotecas e contou qualquer coisa segundo o publico que encontrava.

Mas ainda com todas as explicacoes fica uma situacao triste. E de facto nos - os adultos - temos a culpa de nao ser capaces de transmitir valores.fica muito trabalho para fazer !!

O problema que temos agora é que a direita disse- e com alguma razao - que o voto do povo nao foi formar outra vez uma coligacao entre socialdemocratas e conservadores, o que de facto é a unica opcao para deixar fora do poder os partidos de direita.

Tudo é francamente complicado e espera-se que a classe politica ctenha comprendida que é preciso por-se ao trabalho seriamente !!!

comentario muito longo, mas naturalmente é um tema sobre que poderia escrever muito.

um abraco para Berlin :))

WOLKENGEDANKEN disse...

Almariada: Ayyy ..... os "deus individuos" já desapareceram.:)) Em caso de estes lapsos interessantes costumamos dizer "Sigmund, olha para nos". Bom, mas neste caso que conste que sou completamente "insospeita" de ter a mais minima simpatia pela direita e ainda menos pela extrema direita !!

E interessante que dizes que a Austria tem má fama em Portugal. Já notei as vezes que pessoas que comnheco tem uma imagem um pouco .... nao sei .... curiosa da minha vida e provavelmente do meu pais. Mas nunca ninguem explicou-me em pormenores de que elementos consiste este prejuicio. Se tiveres tempo e vontade agradeceria que me explicasses um pouco, que tamben pode ser interessante para ti porque os prejuicios que temos sempre nos dizem alguma coisa sobre nos. Se quiseres fazer num post ou entao o meu e-mail "testpunkt@gmail.com"
E se nao tiveres nem tempo nem vontade , pois tambem nao é grave.

um abraco :))

almariada disse...

Deixo aqui a sugestão de que leiam o post "sobre a arte de dormir e a esquerda e a direita" num blog que recomendo vivamente e que se chama "o calor é humano":

http://o-calor-e-humano.blogspot.com/2008/09/sobre-arte-de-dormir-e-esquerda-e.html

Anônimo disse...

Não conheço o suficiente da política austríaca para poder comentar. Mas quanto à má fama posso dizer-te que a culpa é do Hitler...

:))) Zé-Carlos

Mr. Lynch disse...

Wolkengedanken;
Abstenho-me de comentar sobre política. Aqui fica apenas uma nota:
as pessoas já nem sabem em quem votar! Aqui em Portugal é um político pior que o outro... Falta alguém com novo fôlego e novas ideias.

Sensualidades disse...

sera que vamos voltar atras??

jokas

Paula

dona tela disse...

Tenho um novo projecto.
Dê-me a sua opinião, se faz favor.

QZ disse...

Em Portugal temos no governo um partido supostamente de esquerda, mas que se tem revelado completamente de direita e alternativas à direita mais que duvidosas.

mdsol disse...

wolkengedanken, linda:
Tenho andado ocupada e com pouco tempo para visitar os blogs amigos. Daí o meu atraso. Mal soube o resultado das eleições lembrei-me de ti e fiquei curiosa sobre se comentarias o assunto. E claro, comentaste de um modo interessante. Não estou suficientemente informada sobre política austríaca, mas o teu texto é muito claro e remete para pontos de reflexão importantes. Que poderemos fazer para que "isto" não alastre?
Um beijinho
:))

Sensualidades disse...

hehe vejo que gostaste da foto

visitaste o blog deles tem la fotos muito sexy

e tambem uma minha hahah

Jokas

Paula

Lord of Erewhon disse...

Era nazi ou gay ou mamava copos a mais e sonhava com grandezas de Áustria... e morreu bêbado. Irónico.